Funcionamento do fluxo com QR Code do Estabelecimento

  1. Cliente opta por pagar com determinada Carteira Digital (Carteira Digital 1 – vide Figura 1)

  2. Após a CliSiTef solicitar as informações necessárias, como valor, forma de parcelamento e número de parcelas, dentre outras, a transação segue para processamento no autorizador de Carteira Digital em questão. Neste meio tempo, a CliSiTef devolve uma string de QRCode do Estabelecimento a ser exibida pela automação comercial (apenas se o QRCode é do tipo dinâmico e se a CliSiTef não o exibiu no PIN pad).

  3. Neste caso a CliSiTef devolve o comando 50 (vide item 11) com a string do QRCode; a mesma deverá ser convertida em QRCode (imagem) e exibida na tela do PDV.

    Observação 1: a CliSiTef não possui tela para poder exibir o QRCode, portanto a automação comercial é quem deve fazer essa exibição (a partir da string fornecida pela CliSiTef) caso seja de interesse do Estabelecimento Comercial e não haja pinpad compatível para sua exibição.

    Observação 2: a exibição do QRCode na tela pelo PDV não deverá bloquear o processamento da transação, ou seja, o processo deve ser continuado pela função ContinuaFuncaoSiTefInterativo (o comando 50 não é blocante), permitindo que a transação na CliSiTef prossiga até sua finalização, ou seja, até retornar um valor diferente de 10000.

    Observação 3: caso o PDV ainda não tenha nenhum tratamento de rocessamento de QRCode (a maioria das automações comerciais já tratam o QRCode para impressão de Nota Fiscal Eletrônica/SAT/MFE), sugerimos o uso da biblioteca libqrencode (https://fukuchi.org/works/qrencode) para transformar a string em QRCode propriamente em conjunto (http://www.libpng.org/pub/png/libpng.html) para a geração da imagem. com a libpng

  4. O cliente abre a aplicação no celular e escaneia o QRCode exibido no PDV (ou no pinpad, caso o mesmo tenha capacidade de exibição; ou na placa com o QRCode impresso) e submete a transação ao autorizador.

  5. O autorizador faz um “match” entre a transação que chegou do SiTef e a transação enviada pelo App do cliente, realiza o processamento das mesmas, e devolve a resposta tanto para a aplicação do cliente quanto para o SiTef.

  6. A CliSiTef devolve o comando para remover o QRCode da tela do PDV (comando 51), caso tenha tratamento para ter sido exibido anteriormente (comando 50).

Observação: Caso o PDV tenha disponibilidade de espaço para exibição de uma mensagem de rodapé enquanto o QRCode é exibido na tela, o mesmo poderá tratar o comando 52, exibindo a mensagem dinâmica (identificada pelo TipoCampo 4128) para que o operador possa saber que o PDV não está travado. A exibição desta mensagem é opcional, ficando a critério da automação comercial exibi-la ou não. Caso o PDV queira, poderá fazer sua própria adequação, colocando uma ampulheta, ou outra mensagem dinâmica, apenas para que o operador saiba que o terminal está operante e não travou.