Configuração de Roteamento em Lote
Visão Geral#
A alteração ou configuração de roteamento em lote pode ser utilizada quando um grupo de lojas deseja mudar o roteamento das bandeiras para as adquirentes em somente parte de suas lojas ou quando o número de lojas torna inviável configurar uma a uma manualmente.
Desta forma, por exemplo, um grupo com 800 lojas onde todas roteiam as bandeiras Visa e Mastercard pela Cielo, deseja fazer com que somente 100 de suas lojas roteiem Visa por Rede.
Pré-requisitos#
Como pré-requisito as lojas e autorizadoras (bandeiras) que terão o roteamento alterado já devem estar cadastradas no Carat. Caso não estejam, consulte a documentação Cadastros de Lojas em Lote.
Lembrando que os roteamentos e bandeiras devem estar configurados no SiTef, para isso entre em contato com a nossa equipe de suporte Carat para garantir o funcionamento em produção.
Roteamentos/Rede adquirentes suportadas#
Os roteamentos suportados na operação de configuração em lote são:
- Cielo via SiTef
- Rede via SiTef
- GetNet via SiTef
- Stone WS
Formato do Arquivo de Importação#
ATENÇÃO: O arquivo de importação deve ser gerado com codificação UTF-8.
O arquivo será composto pelo o código da loja seguido pela bandeira que se deseja alterar e a rede por qual a bandeira será roteada, repetindo uma linha por bandeira, uma ou mais linhas por loja.
Somente serão alterados os roteamentos declarados no arquivo, se a loja possuir outras bandeiras não especificadas sua configuração será mantida.
Formato a ser recebido (formatação por linha):
| Campo | Descrição | Formato | Obrigatório |
|---|---|---|---|
campo1 | CNPJ (ou código loja, ou merchantId) não formatado (apenas números) | < 15 AN | Sim |
campo2 | Código da Autorizadora (bandeira). Consulte os códigos na seção Códigos de Autorizadoras/Bandeiras | < 15 N | Sim |
campo3 | Código da Rede Adquirente (Roteamento/Tipo de Pagamento). Consulte os códigos na seção Códigos de Rede Adquirentes/Roteamentos | < 15 N | Sim |
parametro1, parametro2, parametroN | Campos para informações adicionais que variam de acordo com a rede adquirente/roteamento. | - | Não |
Códigos de Autorizadoras/Bandeiras#
| Bandeira/Autorizadora | Código |
|---|---|
VISA | 1 |
MASTERCARD | 2 |
AMERICAN EXPRESS (AMEX) | 3 |
HIPERCARD | 5 |
AURA | 6 |
CABAL | 12 |
VALECARD | 28 |
SOROCRED | 29 |
DINERS | 33 |
ELO | 41 |
GOODCARD | 42 |
JCB | 43 |
DISCOVER | 44 |
CHINA UNION PAY | 45 |
CREDZ | 46 |
AGIPLAN | 47 |
VEROCHEQUE | 48 |
PAN | 122 |
AVISTA CREDITO | 192 |
Códigos de Rede Adquirentes/Roteamentos#
| Roteamento/Tipo de Pagamento | Código |
|---|---|
Cielo via SiTef | 1125 |
Rede (antiga Redecard) via SiTef | 1005 |
GetNet via SiTef | 1181 |
e-Rede | 1200 |
Stone WS | 409 |
Parâmetros Adicionais#
Alguns roteamentos/tipos de pagamento requerem parâmetros adicionais cadastrados no sistema para realizar transações. Para informá-los preencha o campo 4 em diante de uma linha no seguinte formato:
Os parâmetros adicionais não são obrigatórios, quando não forem enviados, serão definidos com um valor padrão.
Stone WS#
O roteamento Stone WS se refere à plataforma de e-commerce da adquirente Stone.
São requeridos os seguintes parâmetros adicionais para realizar suas funcionalidades:
| Campo | Descrição |
|---|---|
| salesAffiliationKey | Identificação do estabelecimento comercial (loja) na adquirente Stone. |
| subAdquirenciaHabilitada | Valores possíveis: true ou false. Este valor deve estar de acordo com as configurações do estabelecimento comercial (loja) na adquirente Stone em relação à subadquirência. |
NOTA
Para o uso da subadquirência Stone WS, é necessário que os registros de cadastro do estabelecimento comercial (loja) estejam completos, ou seja, é preciso que os campos País, Cidade, Estado e CEP sejam informados corretamente no cadastro da loja no Carat. Verifique com a equipe de suporte Carat antes de solicitar uma mudança para Stone utilizando a subadquirência com SoftDescriptor. Para mais detalhes acesse a documentação da Stone WS.
Exemplo Stone WS#
Exemplo#
Todas as lojas do grupo XPTO transacionam inicialmente com as bandeiras Visa, Mastercard, Hiper e Amex roteadas pela Rede .
Estado inicial do Grupo XPTO, incluindo lojas 11111111111111, 22222222222222 e 333333333333333:
| Bandeira | Adquirente |
|---|---|
| Visa | Rede (antiga Redecard) |
| Mastercard | Rede (antiga Redecard) |
| Hiper | Rede (antiga Redecard) |
| Amex | Rede (antiga Redecard) |
É desejado que apenas duas lojas desse grupo, de código 11111111111111 e 22222222222222 passem a transacionar ambas com Visa via Cielo, e Mastercard via Stone WS, mantendo os roteamentos da Amex e Hiper sem alteração.
Lojas 11111111111111 e 22222222222222 após a mudança:
| Bandeira | Adquirente |
|---|---|
| Visa | Cielo |
| Mastercard | Stone WS |
| Hiper | Rede (antiga Redecard) -> Não muda |
| Amex | Rede (antiga Redecard) -> Não muda |
E também é desejado mudar a loja de código 333333333333333 para transacionar Visa via Cielo e Amex via
Stone WS, conforme abaixo.
Loja 333333333333333 após a mudança:
| Bandeira | Adquirente |
|---|---|
| Visa | Cielo |
| Mastercard | Rede (antiga Redecard) -> Não muda |
| Hiper | Rede (antiga Redecard) -> Não muda |
| Amex | Stone WS (com subadquirência) |
O arquivo final a ser gerado será como o apresentado abaixo:
ATENÇÃO: Caso o campo 4 seja vazio, não esquecer de finalizar a linha com ponto e vírgula ";".