Banco do Brasil

Esta documentação descreve a integração com a plataforma de pagamento Banco do Brasil. Além de explicar, também, sobre as configurações que devem ser, necessariamente, efetuadas no ambiente do Carat.

Interfaces Carat suportadas para integração#

A loja pode utilizar os seguintes serviços do Carat para a integração com a plataforma Banco do Brasil (os respectivos documentos devem ser consultados para mais detalhes):

  • Interface de Pagamento HTML
  • Reemissão de Boletos

Configurações necessárias no Carat#

Antes de efetuar transações Banco do Brasil com o Carat, devem ser seguidos os passos de configuração apresentados a seguir.

Dados Cadastrais do Banco do Brasil#

A loja deve possuir uma conta ativa com o Banco do Brasil para realizar uma transação.

A tabela a seguir mostra as credenciais Banco do Brasil que devem ser obtidas pela loja e dados adicionais a serem inseridos no boleto, e que posteriormente serão cadastradas no Carat:

Nome do parâmetroDescriçãoFormatoObrigatório
idConvComercioIdentificador de Convênio de Comércio Eletrônico no Banco do Brasil6 NSIM
idConvCobrancaIdentificador de Convênio de Cobrança no Banco do Brasil< 7 NSIM
diasVencimentoQuantidade de dias que deverá ser somado à data da geração do boleto que resultará na data de vencimento do boleto.NSIM
mensagem_boletoMensagem que será exibida na área de observações do boleto gerado.< 480 NNÃO

É necessário também que sejam configurados no portal do Banco do Brasil, na conta do cliente, alguns dados referentes ao Carat:

Valores durante a etapa de Homologação:

URL de Retorno: https://{{url}}

URL de Informação: https://{{url}}

Assim que a homologação for finalizada e a loja for ativada em produção, os valores cadastrados devem ser modificados:

Valores para ambiente de Produção:

URL de Retorno: https://esitef-ec.softwareexpress.com.br

URL de Informação: https://esitef-ec.softwareexpress.com.br

Inserir dados cadastrais no Carat#

Tendo em mãos os dados cadastrais do Banco do Brasil citados acima, o lojista deve solicitar à equipe de atendimento do Carat:

  • A ativação do Banco do Brasil como uma autorizadora ativa no cadastro do Carat.
  • Caso não possua, um usuário e senha de acesso ao Portal do Lojista no Carat.

Assim que a autorizadora Banco do Brasil estiver associada à loja, o lojista deve acessar o Portal do Lojista e informar os dados cadastrais do Banco do Brasil no item Configuração de Autorizadoras, com os parâmetros idConvComercio, idConvCobranca, diasVencimento, mensagem_boleto citados anteriormente.

Para mais detalhes de como cadastrar estes dados no portal do lojista, por favor, consulte o item sobre o Portal do Lojista - Configuração de Autorizadoras.

Código de Autorizadora para Banco do Brasil no Carat#

Para realizar pagamentos com a autorizadora pré-definida, envie um dos seguintes id's de autorizadora referentes ao Banco do Brasil:

  • 404 - Boleto
  • 415 - Débito PF
  • 416 - Débito PF e PJ
  • 417 - Crediário

Parâmetros para Pagamento HTML via Banco do Brasil#

Sobre o fluxo inicial para iniciar uma transação HTML no Carat com o Banco do Brasil, consulte o item sobre o Pagamento HTML.

Observação: Dados referentes a parcelamento não são repassados ao Banco do Brasil.

Atenção: Transações realizadas com a autorizadora Banco do Brasil, quando o cliente tiver optado pela geração de um boleto, terão seu status final como Processado (PRO), NÃO significando que ele já tenha sido pago, e sim apenas que houve a emissão. Este comportamento decorre da falta de ferramentas para tal verificação por parte do Banco do Brasil.

Parâmetros para transação via Banco do Brasil#

O lojista pode enviar os parâmetros do Banco do Brasil para gerar boletos via Carat.

Objeto additional_data#

No objeto JSON additional_data, os seguintes parâmetros podem ser enviados:

ParâmetroDescriçãoFormatoObrigatório
discount_amountValor do desconto em centavos. Usado apenas para boletos.< 12 NNÃO
discount_limit_dateData de vencimento do desconto no formato DDMMAAAA.
Usado apenas para boletos.
8 NNÃO
duplicata_typeInforma o tipo de título que originará o boleto:
DM - Duplicata Mercantil - utilizado quando forem vendidas mercadorias/produtos;
DS - Duplicata de serviços - quando a loja virtual vender a prestação de serviços.
2 ASIM¹
  • ¹ Obrigatório para boleto.

Objeto additiona_data.payer#

No Objeto additional_data.payer, os seguintes parâmetros podem ser enviados:

ParâmetroDescriçãoFormatoObrigatório
nameNome do comprador.AN²SIM
surnameSobrenome do comprador.AN²SIM
address_street_nameEndereço do comprador.AN³SIM
address_street_numberNúmero do endereço do comprador.AN³SIM
address_street_complementComplemento do endereço do comprador.AN³SIM
address_zip_codeCEP do comprador8 NSIM
cityCidade do comprador< 18 ASIM
stateEstado (UF) do comprador< 2 ASIM
identification_numberNúmero do documento (CPF ou CNPJ) do comprador, sem formatação.< 14 NSIM¹
identification_typeIndica que o campo identification_number enviado representa:
1 - pessoa física
2 - pessoa jurídica
1 NSIM¹
  • ¹ Obrigatório para boleto.

  • ² O tamanho dos campos name e surname somados não pode ser maior do que 59 caracteres. Conta-se um caractere de espaçamento entre os campos, para totalizar 60 caracteres.

  • ³ O tamanho dos campos address_street_name, address_street_number e address_street_complement somados não pode ser maior do que 58 caracteres. Conta-se um caractere de espaçamento entre cada um dos campos, para totalizar 60 caracteres.

Observação: Tamanhos dos campos de acordo com a documentação fornecida pelo Banco do Brasil.

Fluxo de pagamento Banco do Brasil#

Após enviar os dados de criação da transação e escolher o meio de pagamento Banco do Brasil, o seguinte fluxo de telas será iniciado:

A figura abaixo apresenta a tela anterior ao redirecionamento do comprador.

 -no-filter

A figura seguinte apresenta a tela no Banco do Brasil, onde é realizado o pagamento:

 -no-filter

Reemissão de Boletos#

O Carat disponibiliza a reemissão de boletos Banco do Brasil. Para isto, basta o redirecionamento do comprador para a seguinte url:

Sendo que o envio do parâmetro nit é obrigatório e deve ser referente a uma transação de pagamento com o status Processada (PRO) com a autorizadora Banco do Brasil.

Caso a transação de pagamento não esteja no estado esperado, é apresentada a seguinte tela:

 -no-filter

O simples acesso a esta URL já permite a visualização direta do boleto reemitido com os mesmos dados da primeira emissão, como na figura abaixo:

 -no-filter

Exemplo de requisição no Pagamento HTML#

URL de endpoint no ambiente de Homologação:

https://{{url}}/e-sitef/init.se

Exemplo do parâmetro “request” com os parâmetros da transação do Carat + dados do Banco do Brasil (additional_data) em formato JSON:

{
"merchant_id":"CODIGO_LOJA",
"order_id":"1123456",
"redirect":"M",
"authorizer_id":"404",
"amount":"2000",
"installments":"1",
"back_url":{
"url_success":"url relativa de sucesso cadastrada no Carat",
"url_failure":" url relativa de fracasso cadastrada no Carat",
"url_cancel":" url relativa de cancelameto cadastrada no Carat"
},
"additional_data":{
"payer":{
"name":"João",
"surname":"Silva",
"address_street_name":"Rua do Exemplo",
"address_street_number":"123",
"address_street_complement":"ap. 11",
"city":"Sao Paulo",
"address_zip_code":"01230120",
"state":"SP"
}
}
}