Itaú Shopline

O Carat permite a integração do site do lojista com pagamentos pelo Itaú Shopline, onde o comprador acessa a própria conta pela interface do Itaú para efetuar o pagamento via boleto bancário, transferência bancária ou utilizando cartões Itaucard.

Nesta página será usada a nomenclatura "Itaú Shopline" para referenciar o roteamento no Carat.

Interfaces Carat suportadas para integração#

É possível utilizar as seguintes interfaces para a integração com o roteamento Itaú Shopline:

  • Pagamento HTML
  • Reemissão de Boletos

Autorizadoras permitidas#

As seguintes autorizadoras são suportadas pelo roteamento Itaú Shopline:

  • Itaú Shopline

Credenciais necessárias#

A loja deve obter com o Itaú as credenciais listadas abaixo, e repassá-las à Software Express.

CampoDescrição do campoFormato
codigoEmpresaCódigo da empresa (loja) no Itaú.= 26 AN
chaveChave de criptografia para troca de informações com o Itaú Shopline.= 16 AN

Configurações necessárias no Portal do Itaú Shopline#

Algumas configurações devem ser feitas na conta do lojista no Itaú Shopline para a perfeita integração com o Carat.

URL de Retorno#

Para um correto funcionamento da confirmação do pagamento, é necessário que o lojista entre no Itaú Bankline com suas credenciais e configure o campo URL de Retorno do Shopline para a URL do Carat abaixo:

Ambiente de Produção
https://esitef-ec.softwareexpress.com.br/e-sitef/itau.se
Ambiente de Homologação
https://{{url}}/itau.se

Esta URL é utilizada para que o Itaú confirme o pagamento no Carat. Existe uma limitação no Itaú Shopline de 60 caracteres para a URL, portanto bastante cuidado no cadastro da URL, que são diferentes para a homologação e para a produção.

Note que as alterações no ambiente do Itaú podem demorar um dia útil para ficar disponíveis.

Abaixo segue cópia do manual técnico do Itaú Shopline para acesso aos dados cadastrais.

(Extraído do manual técnico do Itaú Shopline)

Dentro do Itaú Bankline, a rota de acesso a esta função é: Produtos e Serviços > Itaú Shopline > Informações Cadastrais

(...)

Atenção: Qualquer informação alterada neste ambiente estará disponível para utilização 1(um) dia útil após a alteração. Para acessar o Itaú Bankline, é necessário entrar no site o Itaú (http://www.itau.com.br/) e digitar:

  • dados de Agência, Conta Corrente e Senha Eletrônica na barra de acesso ao Itaú Bankline Empresa;
  • ou dados de Usuário Operador e Senha Eletrônica na barra de acesso ao Itaú Bankline Empresa Plus.

Fluxo de Pagamento com Itaú Shopline#

Após ter sido configurado essa forma de pagamento para a loja, o fluxo de pagamento ocorre da seguinte forma:

  1. O usuário inicia o pagamento pelo Carat;
  2. A lista de autorizadoras configurada na loja é apresentada para o usuário;
  3. O usuário escolhe a forma de pagamento Itaú Shopline;
  4. Nesse momento será aberta uma nova janela redirecionando o usuário para o site do Itaú Shopline;
  5. O usuário inicia o processo de pagamento no site do Itaú Shopline.
  6. O usuário finaliza o pagamento no ambiente do Itaú Shopline;
  7. O Itaú Shopline redireciona o usuário para o Carat, conforme URL de retorno configurada.
  8. Ao receber o redirecionamento do usuário, o Carat efetua uma consulta ao Itaú e atualiza o status da transação no Carat.
  9. Caso a loja tenha configurado o redirecionamento automático, o usuário é redirecionado à URL de Sucesso ou Fracasso configurado no Carat.
  10. Por fim, caso haja o redirecionamento automático, o usuário retorna ao site da loja. Na figura abaixo podemos visualizar no diagrama o fluxo descrito acima:

Um caso de exceção a esse fluxo é o caso onde a URL de Retorno não foi cadastrada no Itaú. Assim, não haverá redirecionamento do usuário após a finalização do pagamento no Itaú Shopline.

Outro caso possível é iniciar a transação com a autorizadora pré-fixada, onde os passos 2 e 3 não são necessários.

Logo, sugerimos que a configuração descrita em URL de Retorno seja feita corretamente, para possibilitar uma melhor experiência de compra ao usuário.

Aviso de Status#

Para cada alteração de status de transação no Carat, resultante de comunicação entre o Carat e o Itaú, é enviado ao servidor da loja um Aviso de Status. Para mais detalhes sobre esta funcionalidade, consulte o Pagamento HTML no item Aviso de Status.

Parâmetros para transação via Itaú Shopline#

Os parâmetros usados para se criar uma transação de pagamento com o Itaú Shopline são os mesmos que os apresentados no Pagamento HTML no item Iniciando uma transação de pagamento.

Para pagamentos com Itaú Shopline, as seguintes particularidades devem ser consideradas:

Código de Pedido

Para utilizar a forma de pagamento Itaú Shopline, é necessário que o código de pedido seja sempre diferente para cada transação, e tenha somente oito dígitos. Este código de pedido não pode se repetir por 60 dias (segundo informação do Itaú em 12/2010), e deve ser numérico. Caso a loja envie maior que oito ou contendo caracteres alfanuméricos, o Carat irá:

  • Retirar todos os caracteres não numéricos
  • Manter os oito últimos dígitos que sobrarem (à direita).
  • Enviar “0” caso não sobre nada.

Importante: O Carat não irá verificar se os códigos estão se repetindo, e Itaú Shopline pode até aceitar códigos de pedidos repetidos, porém poderão ocorrer erros como pedidos novos não pagos retornarem como confirmados pelo Itaú. O Carat não se responsabiliza por códigos de pedido repetidos.

Pagamentos Itaú Shopline via Boleto Bancário

No caso do usuário escolher o pagamento Itaú Shopline via boleto bancário, a confirmação do pagamento pode demorar até um dia útil para acontecer por parte do Itaú, e manter-se em status Pendente no Carat durante este período.

Como o Itaú não informa ao Carat quando o pagamento do boleto foi efetuado, o Carat pode demorar mais um dia para confirmar, pois a sonda que atualiza os status de pagamentos de boleto é executada apenas de madrugada. Neste caso, o redirecionamento para a URL de sucesso por parte do Carat no caso de escolha via boleto irá acontecer no momento em que o boleto for gerado pelo Itaú. Caberá à loja verificar o status final da transação junto ao Carat.

Se for constatado que a data do boleto passou dos dias configurados para cancelamento, então será alterado o status da transação para Expirada, para que sejam finalizadas as consultas da situação do pagamento do boleto no Itaú. Caso uma transação de pagamento com status Expirada no Carat seja efetuada no ambiente do Itaú, uma vez que o Itaú notifique o Carat que o pagamento foi realizado com sucesso, a transação será retomada e o pagamento será realizado normalmente, se o pagamento for realizado com sucesso, a transação tem seu status alterado de Expirada para Confirmada.

Atenção ao fato de que, para toda atualização de status em transações do Carat, será enviado um post para a URL de Aviso de Status da loja cadastrada no Carat.

Para que um pagamento via boleto bancário seja feito pelo usuário, é necessário que a loja envie para o Carat as seguintes informações:

CampoDescriçãoFormatoObrigatório
identification_numberNúmero de inscrição do sacado (CPF ou CNPJ)

Se o número de inscrição do sacado for maior que 11 dígitos o campo será considerado CNPJ.
< 20 NSIM
name
Nome completo do sacado.

Para o Itaú Shopline, o nome e sobrenome mais um espaço separador entre eles devem ter, no máximo 200 caracteres alfanuméricos.
< 200 AN
SIM
surname
address_street_name
Endereço do sacado.

Para o Itaú Shopline, o logradouro, número, o complemento do endereço mais os espaços separadores entre eles devem ter no máximo 200 caracteres alfanuméricos.
< 200 AN
SIM
address_street_number
address_street_complement
address_zip_codeCEP do sacado= 8 NSIM
cityCidade do sacado< 100 ANSIM
stateEstado do sacado= 2 ANSIM
neighborhoodBairro do sacado< 15 ANSIM

Segue abaixo exemplo de uso na Interface HTML do Carat, com o JSON do objeto request enviado no POST:

{
"merchant_id": "codigoDaLoja",
"merchant_usn": "98765",
"order_id": "abc123456",
"redirect": "A",
"authorizer_id": "7",
"amount": "1000",
"installments": "1",
"installment_type": "4",
"additional_data": {
"payer": {
"name": "Jose",
"surname": "Silva",
"identification_number": "09719224703",
"address_street_name": "Rua Jose Ninguem",
"address_street_number": "11",
"address_street_complement": "ap 12",
"address_zip_code": "01230120",
"city": "Sao Paulo",
"state": "SP",
"neighborhood": "Campos Eliseos"
}
}
}

Reemissão de boletos#

É possível disponibilizar aos compradores a Reemissão de boletos do Itaú Shopline.

Esta funcionalidade está disponível através da URL:

Ambiente de Produção
https://esitef-ec.softwareexpress.com.br/e-sitef/reissue.se?nit=XXX
Ambiente de Homologação
https://{{url}}/e-sitef-hml/reissue.se?nit=XXX

Deve-se informar como parâmetro do POST o nit utilizado da transação original de pagamento, feita via Itaú Shopline. O simples acesso a esta URL já permite a visualização direta do boleto reemitido com os mesmos dados da primeira emissão.

Caso a transação de pagamento não esteja no estado esperado, é apresentada uma mensagem de erro.

Atenção

Nunca deve ser usado o IP ao invés do domínio esitef-ec.softwareexpress.com.br (ou esitef- homologacao.softwareexpress.com.br para ambiente de homologação). O IP pode mudar a qualquer instante e sem aviso prévio, logo é importante sempre utilizar o domínio para acessar o Carat.