Visão Geral

Esclarecimentos#

  • O usuário deste documento é o responsável por garantir que está de posse da versão mais atualizada.
  • Qualquer usuário pode utilizar essa cópia para sugerir alterações no documento.
  • Todos os pedidos de alteração devem ser direcionados ao responsável pelo documento (ver coluna “Autor” do item Histórico de Alterações).
  • Somente o responsável consolida os pedidos de alteração.
  • Somente o responsável pode alterar o número da versão deste documento.
  • A versão deste documento é composta por dois números, separados por um ponto. O número à esquerda do ponto é incrementado sempre que a alteração feita determine alguma mudança no Software (ou no conjunto de Software). O número à direita, por sua vez, é incrementado quando a alteração feita não determina mudanças no Software (ex.: detalhar alguma funcionalidade que já exista; efetuar correções, etc). O número da direita é zerado toda vez que o número da esquerda for incrementado. Os números à esquerda e direita do ponto podem crescer conforme a necessidade, porém sem utilizar zeros à esquerda.

Introdução#

As formas habituais para Consulta de estado de transações e tratamento de transações pendentes requerem o uso dos relatórios do SiTef® ou do SiTef-Conciliação.

Essas opções não permitem a automatização das operações.

Para contornar este problema foi criado um serviço de Consulta e resolução de pendências on-line que será acessado por um “App Server” (desenvolvido pelo integrador/Cliente) permitindo a listagem, validação do status e resolução de pendência das transações do SiTef-Conciliação.

O WebService utiliza um Servidor de Aplicação baseado no Jetty, responsável por atender as requisições HTTPS. Neste servidor estão disponibilizados os serviços de tratamento de pendências e verificação de status de transação via protocolo REST. Para a autenticação e autorização, é utilizado o protocolo Basic Authentication (utilizando o login de acesso do usuário no SiTef-Conciliação) para cada requisição.

Objetivo#

Esta documentação tem como objetivo apresentar a definição das interfaces e critérios técnicos necessários para utilização do WebService de Consulta.

Público-Alvo#

Esta documentação é direcionada à equipe de desenvolvimento de integradores/clientes, ou qualquer interessado em usar o serviço de Consulta e resolução de pendências das transações.

Ressalva#

Este processo disponibilizado de confirmação ou desfazimento de uma transação TEF permite que as transações tenham seus status alterados no servidor SiTef®.

A efetivação desta alteração na rede adquirente irá depender da regra de negócio adota por cada rede. Por exemplo, temos redes que efetivam qualquer transação pendente no terceiro dia, outras redes cancelam uma transação de débito se esta não for efetivada no mesmo dia. Também temos redes onde se uma transação não for resolvida no momento de sua venda, a alteração dependerá de uma mensagem originada da rede adquirente, mensagem esta que chamamos de sonda.

Sendo assim para que consiga que este processo seja efetivo, sugerimos realizar este processo no mínimo uma vez por dia.