Forma de identificação no fluxo de carteira digital
Como toda transação financeira, as transações com Carteiras Digitais precisam de uma forma de identificação do Cliente. Cada “Carteira Digital” possui coletas diferenciadas para realização desta identificação, podendo ocorrer em mais de uma forma, como por exemplo “CPF + Token” ou “Telefone + Token”.
Caso a identificação seja por QR Code, o mesmo pode conter informações do cliente, estabelecimento, transação e / ou dados do terminal. (Para mais detalhes referentes ao fluxo com QR Code veja detalhes no Fluxo Transacional Com Pagamento via QRCode do Estabelecimento).
Normalmente essa identificação será solicitada logo após a escolha da Carteira Digital, no fluxo de uma transação de um pagamento, cancelamento, ou outras operações que aceitem esta forma esta forma de pagamento.
As principais coletas para a identificação do cliente são:
- Token Digitado: Token identificador gerado pelo aplicativo de Carteira Digital do cliente.
- CPF
- CNPJ
- Telefone
- Identificador do Usuário: Código identificador do usuário gerenciado pelo aplicativo de Carteira
- Digital
- Código do Convênio
- Biometria Facial
- ódigo de Barras: Código de Barras gerado pelo aplicativo de Carteira Digital do cliente. Neste caso a leitura do Código de Barras deve ser feita pelo PDV utilizando um leitor de código de Barras ou mesmo digitado (coleta do comando 35)
- QR Code do Cliente: QR Code é gerado pelo aplicativo de Carteira Digital do Cliente e deve ser lido pela Automação utilizando um leitor de QR Code. Neste caso a leitura do QR Code será identificada pelo tipo campo 740 e será solicitada através da coleta do comando 29.
- QR Code do Estabelecimento: Este pode ser estático ou dinâmico, podendo ser exibido ou não na tela do POS dependendo das configurações de cada Carteira Digital.
- QR Code Estático: O estabelecimento possui a imagem do QR Code disponível visualmente em algum local próximo ao Caixa/PDV. Normalmente é um adesivo ou placa que fica exposta para que o cliente possa fazer a leitura pelo seu aplicativo de Carteira Digital. A identificação do cliente é então feita indiretamente.
- QR Code Dinâmico: O QR Code é gerado dinamicamente e ou é devolvido para automação no campo 584 (Veja mais detalhes no Fluxo Transacional Com Pagamento via QRCode do Estabelecimento), neste caso sua exibição é feita durante o fluxo da transação na tela do PDV pela Automação, ou é exibido no visor do pinpad caso este tenha suporte.