Particularidades de uma venda com cartão combustível
Em uma venda com cartão combustível, é solicitado ao PDV o campo 1115, onde deve ser informada a lista de produtos que totalizam o valor da venda. A lista de produtos deve estar no formato:
onde <CodProd>
é o código do produto de acordo com a rede autorizadora; <DescProd>
é a descrição do
produto; <Qtd>
é a quantidade; <ValorTotal>
é o valor total a ser pago por este produto (sem formatação, sendo que os dois últimos dígitos se referem aos centavos). É obrigatório que seja descrito pelo menos um item de venda.
É recomendável que a lista de produtos (Campo 1115) seja montada internamente pelo PDV sem a intervenção do operador do PDV. Na lista de produtos não pode haver código de produtos duplicados. Em uma venda, se houver dois (ou mais) produtos com o mesmo código, o PDV deverá somar a quantidade e valor desses produtos (com o mesmo código) e gerar um único registro (item) na lista de produtos.
Para facilitar a captura dos dados dos produtos pelo operador do PDV, esses campos podem ser capturados separadamente um a um. Para isso, é preciso incluir a seguinte configuração no arquivo clisitef.ini:
Se a configuração acima for efetuada, então, para cada produto será solicitada a captura dos campos 1026 (Código do produto)
, 1025 (Descrição)
, 1027 (Quantidade)
, 2083 (Valor total)
. Para encerrar a captura dos produtos
e prosseguir com a execução da transação, na captura do campo 1026 (Código do produto)
deverá ser fornecida uma string nula.
Atualmente existe uma restrição em cada rede autorizadora sobre a quantidade de itens a serem remetidos em uma venda. Assim sendo, o PDV deve ordenar cada item em ordem de prioridade, do item mais prioritário (à esquerda)
ao menos prioritário (à direita).
Após a solicitação do número do cartão, será feita uma consulta ao SiTef com esta lista de produtos. A CliSiTef retornará uma lista de produtos ao PDV, que pode ser diferente caso haja uma discrepância no código de produto ou na quantidade máxima de produtos.
Caso a lista retornada seja diferente, será retornado um código de erro.
Para maiores detalhes referente ao fluxo de uma transação Combustível, consulte o documento: Cartão Combustivel - Clisitef.pdf