Trace
Por padrão, a gravação de informações de trace é desabilitada, para habilitar a gravação de traces para diagnóstico de problemas pela equipe da Software Express, deve-se adicionar as seguintes configurações no arquivo CLSIT:
Os arquivos contendo o trace (CliSiTef*.dmp) são gravados no diretório de armazenamento externo (/sdcard). Para que isso seja possível, a aplicação precisa declarar no AndroidManifest.xml e, para API de nível 23 em diante, solicitar a permissão android.permission.WRITE_EXTERNAL_STORAGE.
Para API de nível 23 (Android 6.0) em diante, além de declarar a permissão, a aplicação também precisa solicitar ao usuário uma confirmação. Para realizar esse procedimento corretamente, recomendamos a consulta da documentação do Android: https://developer.android.com/training/permissions/requesting
Uma maneira simplificada de realizar essa solicitação é incluir o código abaixo no método onCreate da Activity principal:
Mas reforçamos a necessidade de consultar a documentação oficial do Android para realizar o procedimento de maneira apropriada para aplicativos de produção.
A partir do Android 10 (API 29), não é possível mais solicitar a permissão WRITE_EXTERNAL_STORAGE para gravar no /sdcard. Veja sugestões para contornar essa situação na Seção 8.1.1.
Caso seja necessário gravar o trace em outro diretório, utilize o parâmetro DiretorioTrace. No exemplo abaixo, configuramos a CliSiTef para armazenar o trace no diretório “files” da aplicação:
Devido a mudanças na interpretação do parâmetro DiretorioTrace, recomendamos o seu uso apenas a partir da versão 117.7.r1. Em versões anteriores, o DiretorioTrace pode ser usado apenas para caminhos absolutos de até 50 caracteres (por exemplo: “/sdcard”).