Abortando a transação com QRCode caso o cliente ou operador de caixa desistam da transação corrente.
2.1 Motivos para que uma transação com QRCode do Estabelecimento possa demorar a ser processada
A transação com QRCode do Estabelecimento é uma transação que depende de alguns fatores para acontecer:
- Sinal do celular do cliente
- Agilidade do cliente para abrir o App da Carteira Digital em questão e fazer a leitura do QRCode
- Resolução da tela do PDV (caso o PDV exiba o QRCode na tela) / qualidade de impressão do QRCode (caso o QRCode esteja fixo em uma placa junto ao PDV) / resolução da tela do pinpad (caso o Pinpad tenha capacidade para exibição do QRCode e a CliSiTef trate o protocolo com o pinpad para poder exibi-lo)
- Tela do PDV pode estar virada para o operador e desta forma dificulta a leitura pelo App do cliente (no caso da exibição do QRCode na tela do PDV). Com isso, a transação pode demorar a ocorrer ou ainda, o cliente pode desistir de realizar a transação por quaisquer que sejam os motivos. Se não houver alguma intervenção do operador neste caso, haverá a necessidade de se aguardar a transação cair por time-out, o que pode demorar de 30 segundos até 1 minuto (ou mais).
2.2 Procedimento que o PDV deverá implementar em caso de desistência da transação com QRCode do Estabelecimento
Para os casos de desistência da transação, o procedimento que o PDV deverá realizar é enviar na função “ContinuaFuncaoSiTefInterativo” no parâmetro “Continua” o valor -1. Com isso a transação será interrompida (a CliSiTef devolverá o retorno -2 para esta função indicando que a transação foi cancelada pelo operador) e o desfazimento da mesma será enviado na próxima transação (tratamento realizado internamente pela CliSiTef), para garantir que a transação não será cobrada do cliente em nenhuma hipótese.
2.3 Indicações ao PDV para exibição de um botão de Abortar/Cancelar na tela, enquanto a transação com QRCode do Estabelecimento com o SiTef está em andamento
- Se o PDV trata a string de QRCode para exibição do mesmo na tela do PDV
Se for o caso do PDV estar tratando a string de QRCode com sua exibição na tela, a CliSiTef devolverá o comando 52 para exibir opcionalmente uma mensagem na tela, junto com o QRCode. Enquanto este comando estiver sendo devolvido, o botão de Abortar/Cancelar poderá permanecer na tela para o operador poder abortar a transação.
- Se o PDV possui a placa com QRCode impresso junto ao PDV
Se não for o caso, ou seja, se for uma transação com QRCode porém o PDV não trata a devolução da string do QRCode (há um QRCode impresso junto ao PDV), o momento em que a automação poderia exibir um botão para Cancelar/Abortar a transação seria quando a CliSiTef devolver no parâmetro Comando o valor 0 (está devolvendo um valor para, se desejado, ser armazenado pela automação) e no parâmetro TipoCampo o valor 0 (a rotina está sendo chamada para indicar que acabou de coletar os dados da transação e irá iniciar a interação com o SiTef para obter a autorização) - ambos os parâmetros são da função “ContinuaFuncaoSiTefInterativo”.
2.4 Indicação ao PDV para remoção de um botão de Abortar/Cancelar na tela O momento para retirada da tela do botão Abortar/Cancelar seria quando a função ContinuaFuncaoSiTefInterativo retornar um valor diferente de 10000, indicando final da transação com a CliSiTef.