Informações técnicas
#
Comunicação entre o Cliente SiTef e o Terminal Solicitador de TEFO Terminal solicitador de TEF será responsável por executar todas as tarefas pertinentes à venda e a legislação ECF, incluindo a impressão do cupom fiscal e do cupom TEF. Ao término da venda, se a forma de pagamento escolhida utilizar o Cliente SiTef, o Terminal solicitador de TEF acionará o Cliente SiTef (por meio de gravação de um arquivo). A troca de informações entre os sistemas é feita por meio de troca de mensagens padrões. Esta modalidade foi definida para permitir maior independência entre os sistemas.
A seguir está o fluxo de dados entre o Terminal solicitador de TEF e o Cliente SiTef e também a descrição detalhada das tarefas a serem executadas pelo Terminal solicitador de TEF no uso das funções de TEF. Serão descritos agora em detalhe cada uma das 6 etapas do fluxo de informações desenhado acima. Como poderá ser percebido, o Cliente SiTef se utiliza de dois diretórios para se comunicar com o Terminal solicitador de TEF. Estes diretórios são: C:\Cliente\Req, que é reservado para arquivos gerados pelo Terminal solicitador de TEF que deverão ser tratados pelo Cliente SiTef; e C:\Cliente\Resp, que contém arquivos gerados pelo Cliente SiTef que deverão ser tratados pelo Terminal solicitador de TEF.
➢ [P1] : Nesta etapa, o Terminal solicitador de TEF deverá fazer uma solicitação de transação TEF ao Cliente SiTef. Esta solicitação é feita através da geração do arquivo IntPos.001 no diretório C:\Cliente\Req. O conteúdo deste arquivo varia de acordo com o tipo de transação desejada e será descrito mais adiante.
➢ [P2]: Nesta etapa o Cliente SiTef irá confirmar ao Terminal solicitador de TEF o recebimento da solicitação através da geração do arquivo IntPos.STS no diretório C:\Cliente\Resp. Novamente, o conteúdo deste arquivo será descrito a seguir.
➢ [P3] : Esta etapa é realizada somente pelo Cliente SiTef, que irá capturar os dados adicionais necessários a transação, efetuar a leitura de cartões magnéticos, caso necessário, e enviará a transação às administradoras de cartão e recebe a resposta.
➢ [P4] : Nesta etapa o Cliente SiTef irá gerar o arquivo contendo a resposta à transação. Este arquivo é o IntPos.001, que será gerado no diretório C:\Cliente\Resp. Este arquivo dentre outras informações, conterá o cupom de Tef que deverá ser impresso, se a transação solicitada gerar um cupom.
➢ [P5] : Nesta etapa o Terminal solicitador de TEF deverá imprimir o cupom de TEF, caso ele exista, e mostrar as mensagens necessárias ao operador do Terminal solicitador de TEF e ao Cliente.
➢ [P6]: Nesta etapa o Terminal solicitador de TEF deverá gerar o arquivo IntPos.001, no diretório C:\Cliente\Req, e este arquivo deverá conter o status da impressão do cupom de TEF.
➢ [P7] : Nesta etapa o Cliente SiTef irá confirmar ao Terminal solicitador de TEF o recebimento do status da impressão do cupom de TEF através da geração do arquivo IntPos.STS no diretório C:\Cliente\Resp.
A respeito destes passo descritos acima, existem três observações importantes a serem feitas:
Nos passos [P1] e [P6] não se deve criar diretamente o arquivo na pasta \Client\Req. Deve-se criar o arquivo com o nome IntPos.tmp, gravar os campos necessários, fechar o arquivo e somente no final renomeá-lo para IntPos.001.
Transações que não exijam impressão de cupom TEF, o fluxo é encerrado em [P4]. Caso contrário, vai até a [P7].
Não há como identificar apenas através do tipo de transação, se haverá ou não a impressão de cupom TEF, e assim sendo, o Terminal solicitador de TEF deverá sempre verificar todas as informações existentes no arquivo recebido em [P4]. O conteúdo destes arquivos e de todos os demais deste fluxo serão descritos a seguir.