Quick start

Este guia mostra o processo de pagamento JavaScript com autenticação 3DS 2.0, utilizando uma loja virtual teste integrado no ambiente de homologação.

Atenção: Todos os procedimentos demonstrados nesta página foram realizados no ambiente de homologação apenas para ilustrar o fluxo de um pagamento JavaScript com autenticação 3DS 2.0. Nenhuma das telas a seguir será utilizada no ambiente de produção.

O que você precisará#

  • Cadastro ativo no ambiente de homologação do Carat (obtido com nossa equipe de suporte)
  • Loja cadastrada e configurada para utilizar o pagamento JavaScript com autenticação 3DS 2.0 (obtido com nossa equipe de suporte)

Tabela com diferentes cartões para testes:

IDBANDEIRANÚMERO CARTÂO
1Visa4551820000009478
2Mastercard5555555555555555
41Elo5091490000009011
3Amex3766001349171000
2Mastercard5251743209931344 Teste de cartão não suportado pelo emissor para autenticações

Tabela com os valores em centavos que podem ser utilizados para simular diferentes status no 3DS:

VALORSTATUSDESCRIÇÂO
10000AUYAutenticação bem-sucedida
10004AUCSerá necessário um desafio, seguindo o fluxo "challenge"
10001AUNNão autenticada/conta não verificada; transação negada

Criando a transação#

Na nossa loja virtual, encontrada no lado esquerdo do menu, um submenu intitulado Pagamento 3DS MPI. É nesse submenu que iremos gerar a transação, inserindo as informações pertinentes no payload, como o Merchant ID (código da sua loja) e a Merchant Key (chave da sua loja). Os demais dados não necessitam de alterações, caso não queira simular diferentes status da autenticação 3DS 2.0. Após preencher os dados, basta clicar no botão Fechar Pedido para criar a transação.

legenda

  • 1 - Submenu Pagamento 3DS MPI
  • 2 - Merchant ID (código da sua loja)
  • 3 - Merchant Key (chave da sua loja)
  • 4 - Request Json
  • 5 - Fechar Pedido

"Loja virtual criando transação." -no-filter

Página de pagamento#

Nesta página, os dados do cartão serão inseridos, sendo que as chamadas para as funções startThreeDs e esitefDoPayment são executadas. Após o preenchimento do cartão, a função startThreeDs é acionada para validar o cartão no 3DS 2.0 e verificar se o 3DS Method será utilizado. Todo esse processo ocorre internamente, sem intervenção do comprador. Quando todos os demais campos na tela estiverem preenchidos e o botão CONFIRMAR PAGAMENTO for clicado, a função esitefDoPayment é acionada. Esta função, por sua vez, realiza a autenticação e autorização do pagamento.

legenda

  • 1 - Após o preenchimento do cartão é acionado o evento para chamar a função startThreeDs
  • 2 - Ao clicar no botão CONFIRMAR PAGAMENTO é acionado o evento para chamar a função esitefDoPayment

"Loja virtual pagamento." -no-filter

Fluxo desafio#

Em determinadas situações, a autenticação com 3DS 2.0 pode requerer um desafio para validar as informações do titular do cartão. Quando o botão CONFIRMAR PAGAMENTO é acionado, a função esitefDoPayment abrirá um modal para a realização desse desafio. Em nosso ambiente de homologação, um simulador será exibido, oferecendo opções para o status desejado do desafio - optaremos pelo Status Y, indicando uma autenticação bem sucedida - e em seguida, clicaremos no botão Enviar.

legenda

  • 1 - Combobox com as opções status do desafio
  • 2 - Botão Enviar para realizar o desafio.

"Loja virtual desafio." -no-filter

Páginas auxiliares#

Após a conclusão do desafio ou caso não tenha passado pelo fluxo de desafio, ocorre um redirecionamento para uma tela de processamento. Esse redirecionamento é executado pela função de callback onProcessing, que foi passada como parâmetro na função esitefDoPayment.

"Loja virtual processamento." -no-filter

Na tela de processamento, há uma rotina interna que realiza uma consulta para verificar se houve alguma alteração no status da transação. Se houver mudanças, o redirecionamento para a tela de sucesso é acionado, utilizando a função de callback onSuccess passada como parâmetro na função esitefDoPayment.

"Loja virtual sucesso." -no-filter