Agendamento REST

Visão Geral#

O Carat possui duas interfaces para integração com a loja virtual, POST/HTML e Web Services (REST ou SOAP), possibilitando a maneira adequada de interação da loja com o Carat, conforme a linguagem e plataforma de execução da loja virtual.

Na interface REST, a coleta dos dados do cartão e do pagamento será realizada pela Loja Virtual e o Carat apenas se encarregará de efetuar o pagamento com a instituição financeira.

Nessa interface estão disponíveis os pagamentos com cartão de crédito, débito ou voucher. Para pagamentos via banco como transferência bancária, boleto, utilize a interface POST/HTML.

Também disponível nesta interface está a funcionalidade de agendamento de pagamentos recorrentes.

E para saber mais sobre essas nomenclaturas (Bin, Software Express, Carat, e-Sitef) Saiba mais

Comunicação#

Para realizar uma transação Web Service, toda a comunicação será realizada via HTTPS/SSL. É importante que o servidor do lojista suporte criptografia com no mínimo 128 bits. O servidor da loja deverá realizar chamadas em endereços específicos para transações REST.

Cada serviço deve ser chamado utilizando a URL base concatenada do recurso desejado (veja o capítulo referente ao serviço a ser consumido). O método HTTP (GET, POST ou PUT) indica a ação esperada sobre o recurso escolhido. Abaixo estão as URLs base do Carat:

URL base de Produção:

https://esitef.softwareexpress.com.br/e-sitef/api

URL base de Homologação:

https://esitef-homologacao.softwareexpress.com.br/e-sitef/api

Todas as chamadas realizadas para os serviços serão respondidas de forma síncrona.

Atenção:

Nunca utilize o IP ao invés do domínio esitef-ec.softwareexpress.com.br. O IP pode mudar a qualquer momento e sem aviso prévio, portanto é importante a utilização do domínio para acesso ao Carat.

Importante:

Além dos parâmetros de retorno dos serviços descritos nesta especificação o Carat poderá devolver outros parâmetros sem aviso prévio.

É importante que o aplicativo esteja preparado para receber os parâmetros desconhecidos além dos parâmetros já especificados e simplesmente desprezá-los.

Fluxo#

É possível realizar um agendamento de transações recorrentes com ou sem um pagamento imediato. No caso de agendamento com pagamento, o Carat garante a atomicidade da operação, ou seja, o agendamento só será ativado se o pagamento for confirmado.

Agendamento com pagamento imediato#

Descrição do fluxo:

  1. O lojista cria uma transação no Carat passando os dados de pagamento e agendamento e obtém como resposta um NIT (número identificador de transação). O simples fato de dados de agendamento serem enviados já será interpretado como um pagamento com agendamento.
  2. A loja virtual prossegue então consumindo o serviço de efetivação do pagamento, passando o NIT e os dados do cartão do comprador. Em caso de sucesso, a transação de pagamento mudará seu status para CON (confirmada) e a transação de agendamento assumirá o status ATV (ativa).

Também é possível fazer um pagamento com agendamento com confirmação tardia. O fluxo a ser seguido é o mesmo de um pagamento simples com confirmação tardia. Saiba mais.

Agendamento sem pagamento imediato#

Descrição do fluxo:

  1. O lojista cria uma transação no Carat passando os dados do agendamento e o parâmetro do_payment_now com valor false. Como resposta, o lojista obterá um SID (identificador de agendamento).
  2. A loja virtual prossegue então consumindo o serviço de ativação do agendamento, passando o SID e os dados do cartão do comprador. Em caso de sucesso, o agendamento terá seu status alterado para ATV (ativo).

Consulta dos agendamentos#

As informações das transações de agendamento podem ser consultadas através do mesmo serviço utilizado pela interface de Pagamento REST. Saiba mais.