Execução dos pagamentos agendados

Diariamente, o Carat processará os pagamentos agendados do dia em questão e atualizará dados dos agendamentos executados, como o número de execuções corrente. Caso o agendamento já tenha sido executado pelo número de vezes desejado pelo lojista, ele terá seu status alterado para FIN (finalizado) e será desconsiderado em futuros processamentos, pois somente agendamentos com status ATV (ativo) serão executados.

O número corrente de execuções de um agendamento só será incrementado em pagamentos confirmados ou negados. Em caso de transações negadas, o Carat não os reprocessará.

Para cada pagamento realizado, o Carat realizará um POST na URL de status da loja configurada no Carat, informando vários dados do pagamento recorrente.

Aviso de status dos pagamentos recorrentes#

No cadastro da loja deve ser informada uma URL de Status, onde o Carat irá enviar um POST HTTPS (x-www-form-urlencoded) contendo o status da transação em adição dos seguintes parâmetros:

curl -X POST \
https://dominiocadastrado.com.br \
-H 'Content-Type: application/x-www-form-urlencoded' \
-H 'cache-control: no-cache' \
-d 'rede=xxxx&tipoFinanciamento=4&binCartao=xxxxxx&nsuesitef=191107123456780&tid=authorizerTransactionId12345678901234567&parcelas=2&nsu=merchantNsu&autorizadora=1&nit=nitWith64charsLike1234567890123456789012345678901234567890123457&pedido=orderId1234&
tipoPagamento=C&finalCartao=2345&status=NEG'
ParâmetroDescriçãoFormato
nitNIT identificador da transação= 64 A
pedidoCódigo do Pedido (na loja)< 20 A
nsuNúmero sequencial enviado pela loja< 12 N
nsuSitefNúmero sequencial único do SiTef< 10 A
nsuHostNúmero sequencial único da Autorizadora< 20 A
nsuesitefNSU do Carat= 15 A
statusStatus da transação de pagamento no Carat. Saiba mais.= 3 A
cupomCupom do pagamento (via do cliente) em caso de pagamento efetuado. Não contém quebras de linha, cada linha é separada por @ ao invés de quebra de linha.< 4000 A
cupomEstabelecimentoCupom do estabelecimento em caso de pagamento efetuado. Não contém quebras de linha, cada linha é separada por um @.< 4000 A
autorizadoraCódigo da Autorizadora (no Carat)< 10 A
tipoPagamentoTipo do pagamento: C=Crédito, D=Débito, B=Boleto= 1 A
dataSitefData do pagamento no formato DD/MM/AAAA hh:mm:SS.
Atenção: este parâmetro só é enviado para transações confirmadas que foram roteadas pelo SiTef.
= 19 A
dataEfetivacaoData do pagamento no formato DD/MM/AAAA hh:mm:SS no caso de pagamentos que não forem via SiTef.
Atenção: este parâmetro só é enviado para transações confirmadas que não foram roteadas pelo SiTef.
= 19 A
parcelasNúmero de parcelas< 2 N
tipoFinanciamentoTipo do financiamento escolhido pelo cliente. 3 = parcelado administradora (com juros), 4 = parcelado loja (sem juros).= 1 N
mensagemMensagem da autorizadora< 1024 A
redeNome da rede pela qual o pagamento está sendo efetuado< 500 A
numeroAutorizacaoNúmero da autorização (gerado pela autorizadora)= 6 A
tidTID da transação, presente somente quando efetuada via meios de pagamento externos.= 40 A
eciEletronic Comerce Indicator (ECI) da transação presente somente em transações com autenticação.= 3 A
bandeiraCódigo da bandeira utilizada na transação, conforme tabela de código de bandeiras (Apêndice D).< 5 N
binCartaoBIN (6 primeiros dígitos) do cartão usado para pagamento.= 6 N
finalCartaoÚltimos 4 dígitos do cartão usado para pagamento.= 4 N

Importante:

Além dos parâmetros acima o Carat pode devolver outros sem aviso prévio. Por favor, esteja preparado para receber parâmetros extras além dos da tabela acima, que podem ser ignorados.

Não é necessário devolver nada no POST, porém se o POST não for bem-sucedido (HTTP Status-Code 200: OK), o Carat tentará de novo até o número de vezes configurado no sistema, antes de desistir e deixar a transação como pendente de aviso.

Nem todos os parâmetros podem estar presentes em todas as transações, alguns parâmetros podem não ser enviados dependendo da forma de pagamento ou se a transação não for concluída, por exemplo.

Restrições do agendamento#

Abaixo estão listadas as funcionalidades não suportadas pelo agendamento:

  • Envio de prefixos do SiTef
  • Pagamentos com autenticação
  • Pagamentos com análise de fraude
  • Transações IATA
  • Uso de cartão com criptografia do SiTef
  • Envio do código de segurança nos pagamentos agendados