Pagamento com 2 cartões de crédito
O pagamento com 2 cartões de crédito é uma modalidade que permite ao comprador efetuar um pagamento usando mais de um meio de pagamento.
Para utilizar esta funcionalidade, basta enviar o parâmetro multiple_payment_methods
dentro do additional_data
com valor true
na etapa de criação da transação. Também é necessário que o lojista habilite a permissão de múltiplos pagamentos no cadastro da loja.
Essa modalidade não permite pagamentos split, autorizadora pré-fixada, integração 3DS nem integração Antifraude.
Falaremos mais sobre as diferenças em relação ao pagamento simples a seguir.
#
Fluxo e telasQuando o lojista indica que quer permitir o pagamento com 2 cartões de crédito, a tela de checkout apresenta as opções "Pagar com um cartão" e "Pagar com 2 cartões" logo acima das opções de autorizadoras conforme exemplificado na figura abaixo.
Note também que os passos do checkout são alteradas quando a opção de 2 cartões é selecionada, e são mostradas apenas autorizadoras do tipo crédito.
A inserção dos dados do primeiro cartão segue um fluxo semelhante ao do pagamento simples, com a diferença de que, ao invés de aparecer o botão de confirmação após o preenchimento dos dados do cartão e do pagamento, é mostrado o botão "Próxima forma de pagamento".
Caso o comprador preencha o primeiro meio de pagamento com o valor total da compra, será apresentada uma mensagem de confirmação para prosseguir como um pagamento simples.
Caso contrário, o comprador segue para o preenchimento do segundo meio de pagamento.
Note que, na tela inicial do segundo pagamento, são apresentados os dados do primeiro pagamento, mas estes só poderão ser modificados se o comprador clicar em "Corrigir dados anteriores" depois de escolher uma autorizadora.
O fluxo segue da mesma forma: o usuário seleciona uma autorizadora, preenche os dados do cartão e confirma o pagamento.
Quando a compra for confirmada, serão apresentados um recibo para cada cartão.
Caso haja falha no pagamento com algum dos meios de pagamento, será lançada uma ocorrência no Carat e a loja será notificada. Tendo a posse dos dados enviados na notificação, a loja pode consultar e cancelar o pagamento problemático no Portal do Lojista ou entrar em contato com a equipe de Suporte do Carat.
#
Aviso de statusO aviso de status enviado pelo Carat para a URL de aviso de status da loja possui um campo adicional no caso de transações de múltiplos cartões nas quais ocorreram falhas.
Nome do parâmetro | Descrição | Tamanho |
---|---|---|
NITTransacaoAssociada | Campo composto do NIT do outro meio de pagamento selecionado. | = 64 AN |
O campo NITTransacaoAssociada é enviado no aviso de status da transação principal, indicando o NIT da transação com o outro cartão.
Exemplo de campo NITTransacaoAssociada:
NITTransacaoAssociada=95f386518449f6be6b4d25449989b5cee7736eb93ce96901ea2338a76fd01ad8