Pagamento com 2 cartões de crédito

O pagamento com 2 cartões de crédito é uma modalidade que permite ao comprador efetuar um pagamento usando mais de um meio de pagamento.

Para utilizar esta funcionalidade, basta enviar o parâmetro multiple_payment_methods dentro do additional_data com valor true na etapa de criação da transação. Também é necessário que o lojista habilite a permissão de múltiplos pagamentos no cadastro da loja.

Essa modalidade não permite pagamentos split, autorizadora pré-fixada, integração 3DS nem integração Antifraude.

Falaremos mais sobre as diferenças em relação ao pagamento simples a seguir.

Fluxo e telas#

Quando o lojista indica que quer permitir o pagamento com 2 cartões de crédito, a tela de checkout apresenta as opções "Pagar com um cartão" e "Pagar com 2 cartões" logo acima das opções de autorizadoras conforme exemplificado na figura abaixo.

-no-filter

Note também que os passos do checkout são alteradas quando a opção de 2 cartões é selecionada, e são mostradas apenas autorizadoras do tipo crédito.

-no-filter

A inserção dos dados do primeiro cartão segue um fluxo semelhante ao do pagamento simples, com a diferença de que, ao invés de aparecer o botão de confirmação após o preenchimento dos dados do cartão e do pagamento, é mostrado o botão "Próxima forma de pagamento".

-no-filter

Caso o comprador preencha o primeiro meio de pagamento com o valor total da compra, será apresentada uma mensagem de confirmação para prosseguir como um pagamento simples.

-no-filter

Caso contrário, o comprador segue para o preenchimento do segundo meio de pagamento.

Note que, na tela inicial do segundo pagamento, são apresentados os dados do primeiro pagamento, mas estes só poderão ser modificados se o comprador clicar em "Corrigir dados anteriores" depois de escolher uma autorizadora.

-no-filter

-no-filter

O fluxo segue da mesma forma: o usuário seleciona uma autorizadora, preenche os dados do cartão e confirma o pagamento.

-no-filter

Quando a compra for confirmada, serão apresentados um recibo para cada cartão.

-no-filter

-no-filter

Caso haja falha no pagamento com algum dos meios de pagamento, será lançada uma ocorrência no Carat e a loja será notificada. Tendo a posse dos dados enviados na notificação, a loja pode consultar e cancelar o pagamento problemático no Portal do Lojista ou entrar em contato com a equipe de Suporte do Carat.

Aviso de status#

O aviso de status enviado pelo Carat para a URL de aviso de status da loja possui um campo adicional no caso de transações de múltiplos cartões nas quais ocorreram falhas.

Nome do parâmetroDescriçãoTamanho
NITTransacaoAssociadaCampo composto do NIT do outro meio de pagamento selecionado.= 64 AN

O campo NITTransacaoAssociada é enviado no aviso de status da transação principal, indicando o NIT da transação com o outro cartão.

Exemplo de campo NITTransacaoAssociada:

NITTransacaoAssociada=95f386518449f6be6b4d25449989b5cee7736eb93ce96901ea2338a76fd01ad8