Serviço de listagem de concessionárias

Detalhes da chamada#

  • Recurso: /v3/rechargedealers
  • Método HTTP: GET
  • Formato da requisição: query string
  • Formato da resposta: JSON
  • Parâmetros de cabeçalho:
ParâmetroDescriçãoFormatoObrigatório
AuthorizationAssinatura de autenticidade no formato Bearer {assinatura}. Saiba mais.

Exemplo: Bearer hh39458f73hf45324765ft349h5f73t4h95f34.

Este campo é obrigatório caso a transação tenha sido criada pelo processo de assinatura.
< 2000 ANCOND.

Exemplos#

Abaixo estão exemplos de chamada do serviço de listagem de concessionárias utilizando a ferramenta cURL.

Listagem de concessionárias de recarga normal#

Requisição:

Para usar este exemplo, não esquecer de definir a variável {{url}} com o valor
esitef-homologacao.softwareexpress.com.br

curl
--request GET "https://{{url}}/e-sitef/v3/rechargedealers?nit=asdfghjk12345678asdfghjk12345678asdfghjk12345678asdfghjk12345678&generalhash=0000000000000000"
--verbose

Resposta:

{
"list_dealers_response":{
"status":"NOV",
"esitef":{
"message":"OK. Transaction successful.",
"code":"0"
},
"authorizer":{
"message":"",
"code":"000"
},
"hashes":{
"general":"09A9681D09A9681D"
},
"dealers":[
{
"name":"Vivo",
"code":"001"
},
{
"name":"Claro",
"code":"002"
},
{
"name":"Oi",
"code":"003"
},
{
"name":"Tim",
"code":"004"
}
]
}
}

Listagem de concessionárias de recarga de outros produtos (others)#

Requisição:

Para usar este exemplo, não esquecer de definir a variável {{url}} com o valor
esitef-homologacao.softwareexpress.com.br

curl
--request GET "https://{{url}}/e-sitef/v3/rechargedealers?nit=asdfghjk12345678asdfghjk12345678asdfghjk12345678asdfghjk12345678"
--verbose

Resposta:

{
"list_dealers_response":{
"status":"NOV",
"esitef":{
"message":"OK. Transaction successful.",
"code":"0"
},
"authorizer":{
"message":"",
"code":"000"
},
"hashes":{
"general":"09A9681D09A9681D"
},
"dealers":[
{
"name":"Vex-PIN",
"code":"905",
"branches":[
{
"name":"Vex-PIN",
"code":"97200000000"
}
],
"type_name":"PIN TELEFONE",
"type_code":"02"
},
{
"name":"TIM-Leste-PIN",
"code":"902",
"branches":[
{
"name":"TIM-Leste-PIN",
"code":"97001000000"
}
],
"type_name":"PIN TELEFONE",
"type_code":"02"
},
{
"name":"E-Prepag",
"code":"901",
"branches":[
{
"name":"Brancaleone-Migux",
"code":"98000000000"
},
{
"name":"HABBO HOTEL-Habbo Hotel",
"code":"98001000000"
},
{
"name":"ONGAME-Metin2",
"code":"98006000000"
}
],
"type_name":"PIN GAMES",
"type_code":"03"
},
{
"name":"Prepag",
"code":"900",
"branches":[
{
"name":"Level Up!",
"code":"99000000000"
},
{
"name":"OnGame",
"code":"99100000000"
},
{
"name":"Acclaim",
"code":"99300000000"
}
],
"type_name":"PIN GAMES",
"type_code":"03"
},
{
"name":"Crianca Esperanca",
"code":"908",
"branches":[
{
"name":"Crianca Esperanca",
"code":"97299000000"
}
],
"type_name":"DOACAO",
"type_code":"04"
},
{
"name":"Sorte Mania",
"code":"909",
"branches":[
{
"name":"Sorte Mania",
"code":"97298000000"
}
],
"type_name":"SEGURO",
"type_code":"05"
}
]
}
}

Listagem de concessionárias de pagamento de fatura por assinatura (invoice)#

Requisição:

Para usar este exemplo, não esquecer de definir a variável {{url}} com o valor
esitef-homologacao.softwareexpress.com.br

curl
--request GET "https://{{url}}/e-sitef/v3/rechargedealers?nit=asdfghjk12345678asdfghjk12345678asdfghjk12345678asdfghjk12345678"
--verbose

Resposta:

{
"list_dealers_response": {
"status": "NOV",
"esitef": {
"message": "OK. Transaction successful.",
"code": "0"
},
"authorizer": {
"message": "",
"code": "000"
},
"hashes": {
"general": "85E791AD85E791AD"
},
"dealers": [
{
"name": "Vivo SP Pos",
"code": "800",
"branches": [
{
"name": "Vivo SP Pos",
"code": "80019000000"
}
]
}
],
"questions": [
{
"id": "LPERG:126",
"display": "Identificação do cliente ou Número de contrato",
"rule": "0",
"min": "1",
"max": "11",
"type": "N"
}
]
}
}

Listagem de concessionárias com envio de assinatura#

Requisição:

Para usar este exemplo, não esquecer de definir a variável {{url}} com o valor
esitef-homologacao.softwareexpress.com.br

curl
--request GET "https://{{url}}/e-sitef/v3/rechargedealers?nit=asdfghjk12345678asdfghjk12345678asdfghjk12345678asdfghjk12345678&generalhash=0000000000000000"
--header "Authorization: Bearer eyJhbGciOiJSUzI1NiIsInR5cCI6IkpXVCJ9.eyJtZXJjaGFudF9pZCI6IkxPFGFURVNURSIsIm1lcmNoYW50X2tleSI6IkYxOURFMDAxNzdDMzAxREYyNEE4NjVGMTFBQTlCMjU2N0Y2MDQ4OTFGMEY0NEREQUVGRDY5RTMzOTlFMEI3RTEiLCJvcmRlcl9pZCI6IjEzMDE0ODU4NjYzIiwibWVyY2hhbnRfdXNuIjoiMTQ0NjY4MTAxNiIsInRpbWVzdGFtcCI6IjE2MDUzMDM1ODA5MzEifQ.JoYz8mQ8PZ8MCr5QXygbivAy2x9fvdUEGu_jSeOYF-BtSGm7ZSYWFVokyowabk1FM2NCklubb5eEB_-g9lCi1ntRQ9iqKhdldm-U8pl0V98u7Mv_hR-pcp6MHfqql0T-mhkOv1WkfYO1igck4N6EfsNu9iO126BwgvJQC456WjAUW5jgjRHboc6htvaak9NBs6yRVLNZY03cR9gKtQXMoHeXiCGeNU55_2W1SOeRJPk-OsyBzvVlZBX5RdfUjB2BOdRI7H2TDBBS-GZaMV3b2eS5_84JTySFnriCTXJ-Y1FzBnH60e4fTfAiYy1P_J-j9hyXjLYgtRu8jQd8ITfiFG3h4ZIysb4CA_lJNg_d4YuCqhBiZcpculcbfXlcrcfPV-CpDytfiLz34FDWH0Q7Vlna1YuSNOKPzDIUx1MOMZO9bpwaE6Q3kClkqri92-42yeLoUKH6PUrlMpE3JrfuBelALE4ce7QzCrNjcvoqR_KVmCm6ozBjPn9qY0s7x7qe6ZLur7hNUoX79JdWGZy1-bx8dSqqpLrU0SXbMBqtvch5FvdUkktbkJpZAr7q6e0nR13_mK3RTV7adOEw03E_ocUk__rEmjGDAHMSWGmiPowu14jD1-VZ2Yf8FeoKzHYcXmIbEReTVHshk9faBICMQzMS3SXaqow4WXqULZiLTwc"
--verbose

Resposta:

{
"list_dealers_response":{
"status":"NOV",
"esitef":{
"message":"OK. Transaction successful.",
"code":"0"
},
"authorizer":{
"message":"",
"code":"000"
},
"hashes":{
"general":"09A9681D09A9681D"
},
"dealers":[
{
"name":"Vivo",
"code":"001"
},
{
"name":"Claro",
"code":"002"
},
{
"name":"Oi",
"code":"003"
},
{
"name":"Tim",
"code":"004"
}
]
}
}

Parâmetros de requisição#

Na tabela abaixo está a descrição dos parâmetros de requisição do serviço de listagem de concessionárias:

ParâmetroDescriçãoFormatoObrigatório
nitIdentificação da transação de recarga no Carat= 64 ASIM
generalhashCódigo de identificação da versão da tabela com os dados relativos às recargas (operadoras, filiais, faixas de valores, validades dos créditos, dentre outros).

Caso a loja não tenha feito uma recarga anteriormente ou não tenha guardado um valor de generalhash previamente recebido do Carat, o valor: 0000000000000000 pode ser passado ao Carat.

Este campo permite ao lojista saber se ocorreu alteração nos dados da recarga. Isso porque se ocorreu alguma alteração na tabela, o generalhash retornado será diferente do generalhash que o lojista possui. Neste caso, é aconselhável que o lojista efetue as consultas e atualize os valores das operadoras de recarga em sua aplicação.
= 16 ANÃO

Parâmetros de resposta#

Em caso de sucesso, o código de resposta HTTP será 200. Qualquer outro código deve ser interpretado como erro. Na tabela abaixo está a descrição dos parâmetros de resposta do serviço de listagem de concessionárias:

ParâmetroDescriçãoFormato
statusStatus da transação de recarga no Carat. Saiba mais.= 3 AN
esitef
codeCódigo de resposta do Carat. Qualquer código diferente de 0(zero) significa falha. Saiba mais.< 4 N
messageMensagem de resposta do Carat.< 500 AN
authorizer
codeCódigo de resposta retornado pela autorizadora< 4 AN
messageMensagem retornada pela autorizadora< 64 AN
hashes
generalCódigo de identificação da tabela com os dados relativos às recargas (operadoras, filiais, faixas de valores, validades dos créditos, dentre outros).= 16 AN
dealers[]
codeCódigo da concessionária/operadora= 3 N
nameNome da concessionária/operadora< 100 AN
dealers[].branches[]
codeCódigo da filial= 11 N
nameNome da filial< 100 AN
questions[]Este campo agrega uma lista de perguntas para confirmação positiva. As perguntas retornadas devem, obrigatoriamente, ser respondidas pelo usuário e ter suas respostas enviadas ao Carat no passo seguinte (listar dados da filial).
idCódigo de identificação da pergunta< 20 AN
displayTexto da pergunta a ser apresentada< 180 AN
ruleIndica onde os dados devem ser coletados. Saiba mais.< 2 AN
minIndica o tamanho mínimo da resposta< 4 N
maxIndica o tamanho máximo da resposta< 5 N
typeIndica o tipo de dados da resposta a ser coletada. Saiba mais.< 3 AN
min_valueIndica o valor mínimo da resposta< 3 N
max_valueIndica o valor máximo da resposta< 3 N

Retorno do campo questions.rule#

RegraDescrição
0Teclado do operador
1PinPad (Não se aplica)
2Leitura de trilha magnética no PIN PAD (Não se aplica)
3Automação (A pergunta não deve ser apresentada ao operador/cliente para a coleta da resposta. Neste caso, a própria automação deve responder à pergunta sem intervenção do operador/cliente).
4Senha supervisor (não PINPAD)
5Teclado do operador com dupla digitação.
O <Display> deve conter dois textos, sendo que o primeiro se refere à requisição para a entrada do dado e o segundo, se refere à confirmação da entrada do dado, que deve ser a mesma da primeira.
Os textos devem estar separados por ; como informado a seguir.

<Display> = Texto para 1ª coleta;Texto para 2ª coleta (confirmação)
6Leitora de código de barras
7Digitação com confirmação (Neste caso, deve ser apresentado uma tela para a confirmação dos dados coletados).

Retorno do campo questions.type#

TipoDescrição
AAlfabético.
ANAlfanumérico especial (ans).
LNLetras (não acentuadas) e números.
NxNumérico onde x é o número de casa decimais suportados.
VxValor com x casas decimais.
SMenu tipo Sim/Não.
ScMenu tipo Sim/Não condicional. Caso a entrada seja "Não", deve-se abortar a transação.
MMenu livre.
Neste caso, o campo <Display> terá o seguinte formato: o texto do menu deve estar separado por um caractere | das opções. As opções, por sua vez, devem constituir de índice e texto separados por :, enquanto uma opção é separada pela outra por ^. Ou seja:
<Display> = <Texto Menu>|<opção 1>^<opção 2>^...^<opção N>
Onde,
<Texto Menu> = Texto de cabeçalho do menu (Ex: Escolha a bandeira do cartão)
<Opção N> = <Índice>:<Texto da opção> (Ex: 1:Visa)
McMenu livre com confirmação.
Segue a regra do Menu Livre, onde:
<Display> = <Texto Menu>|<Texto para confirmação>|<opção 1>^<opção 2>^...^<opção N>
M0Menu livre tipo 0 (zero). (Não se aplica)
Segue a regra do Menu Livre com confirmação, porém deve ser suprimida os índices de seleção do menu na exibição e selecionar apenas com as setas do POS.
Exemplo de exibição de Menu Livre:
1 – Sim
2 – Não
Exemplo de exibição de Menu Livre tipo 0:
Sim
Não