Interface ASCII

Esta interface pode ser utilizada por aplicações escritas em qualquer linguagem de programação, inclusive as que não que aceitam campos binários, tais como o ambiente Forms da Oracle.

Nela todos os parâmetros são passados em ASCII e podem ser de tamanho fixo e variável.

Os campos numéricos são passados sempre com tamanho fixo e alinhados a direita, com zeros a esquerda. Em particular, o campo cujo conteúdo seja um valor negativo, possui um sinal “-“ na posição mais a esquerda do número (p/ex: -0001 para um campo de 5 posições cujo conteúdo é o valor –1).

Os de tamanho variável são construídos de forma que o primeiro caractere indique qual o valor escolhido para ser o delimitador daquele campo ou seja, o campo é delimitado pelo caractere escolhido ou o seu complementar no caso dos pares “( )”, “[ ]”, “{ }” e “< >”.

Exemplos de construções válidas são: (1234), [1234], {1234}, <1234>, $1234$, %1234%, |1234|, etc.

Exemplos NÃO VÁLIDOS são os seguintes: $12$34$, .1.234,56., etc.

O critério para escolha do delimitador deve ser o de que ele não exista como caractere válido no campo em questão. Nas passagens de dados da aplicação para a CliSiTef, como estes sempre são conhecidos, a aplicação pode definir um caractere padrão e sempre utilizá-lo em todas as passagens de dados. Já no retorno, como qualquer caractere é valido (por exemplo em um comprovante), a regra acima deve ser utilizada na interpretação do resultado devolvido pela CliSiTef uma vez que esta irá escolher o caractere que melhor se adapta a resposta que está sendo gerada.

Finalizando, existe um caractere especial que é utilizado nos textos direcionados para uma impressora. O “\” (barra reversa) indica o final de uma linha e deve ser utilizado pelo aplicativo instruir a impressora para fechar a linha corrente e se posicionar na seguinte.