Fluxos da Retentativa
Os fluxos de retentativas online e offline diferem principalmente sobre quando a execução das retentativas são realizadas para as adquirentes.
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Fluxo de Retentativa OnlineNo fluxo de retentativa online, a retentativa é realizada durante o fluxo transacional de pagamento e é possível executar no máximo duas retentativas.
Este fluxo de retentativa é possível configurar que as retentativas utilizem mais de uma adquirente. Se a retentativa for executada em mais de uma adquirente, é necessário que sua loja tenha contrato com as adquirentes desejadas, e que isto seja cadastrado no Carat de forma correspondente.
Existem diferenças entre a interface REST e HTML, que serão detalhadas a seguir.
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Interface RESTDescrição do fluxo:
- A cada resposta de tentativa é verificado a necessidade e a possibilidade de realizar uma retentativa.
- Ao final do processo, a Loja Virtual recebe a resposta final e a repassa para o Comprador.
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Interface HTMLDescrição do fluxo:
- O processo inicia quando o Comprador solicita a finalização da compra para a Loja Virtual.
- A Loja Virtual inicia uma transação no Carat. O Carat responde com uma URL para que a Loja Virtual redirecione o Comprador para o Carat.
- O Comprador começa a interagir diretamente com o Carat e deve informar todos os dados de cobrança.
- O Carat executa as tentativas de pagamento. A cada resposta, o Carat verifica a necessidade de realizar uma outra retentativa.
- Ao final do fluxo, o Carat envia um aviso de status da transação para a Loja Virtual e o Comprador recebe a resposta final do pagamento efetuado.
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Fluxo de Retentativa OfflineNo fluxo de retentativa offline, a retentativa é agendada para ser executada em um outro momento e a transação fica marcada com status RET
enquanto o processo não termina.
As retentativas offline são agendadas de acordo com a configuração definida para o roteamento:
- Número máximo de retentativas;
- Intervalo entre as retentativas (em dias).
Por padrão serão executadas 3 (três) retentativas com um dia de intervalo entre elas.
Para habilitar esta funcionalidade e mudar a configuração padrão, deve-se entrar em contato com a equipe de produção do Carat.
Se a execução da retentativa offline ocorrer com sucesso, a transação passará de status RET
para CON
.
Diferentemente do fluxo de retentativa online, o fluxo de retentativa offline não pode realizar a retentativa com mais de uma adquirente.
Neste fluxo de retentativa, a loja deve estabelecer acordos com a adquirente para viabilizar pagamentos sem a necessidade do código de segurança.
Além disso, também existem diferenças entre a interface REST e HTML, que serão detalhadas a seguir.
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Interface RESTDescrição do fluxo:
- Na primeira tentativa, o Carat verifica a possibilidade de realizar a retentativa offline. Em caso afirmativo, o Carat responde com o status de transação
RET
para Loja Virtual e agenda a retentativa de acordo com a configuração definida para o tipo de pagamento. - A retentativa é agendada de acordo com a configuração definida para o tipo de pagamento, no dia em que ela foi criada. Ou seja, se a retentativa offline foi criada num dia e depois a configuração de intervalo e/ou quantidade foi alterada, será mantida a configuração antiga.
- Diariamente o Carat verifica se existe agendamento de retentativa e em caso positivo o executa.
- A cada resposta de retentativa, o Carat verifica a necessidade ou a possibilidade de agendar uma nova retentativa. Se for detectado o fim das retentativas, a transação de estado
RET
é alterada para um estado de acordo com a última resposta de retentativa. - Ao final de cada retentativa, o Carat envia um aviso de status para a Loja Virtual.
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Interface HTMLDescrição do fluxo:
- O processo inicia quando o Comprador solicita a finalização da sua compra na Loja Virtual.
- A Loja Virtual inicia uma transação com o Carat e redireciona o Comprador para o Carat.
- O Comprador começa a interagir diretamente com o Carat e deve informar todos os dados de cobrança.
- Na primeira tentativa, o Carat agenda uma retentativa, após verificar que é possível realizar uma retentativa offline. Além disto, o Carat envia o aviso de status para Loja Virtual, indicando que a transação está com status
RET
e responde ao Comprador que o "pagamento foi recebido e está sendo processado". - A retentativa é agendada de acordo com a configuração definida para o tipo de pagamento, no dia em que ela foi criada. Ou seja, se a retentativa offline foi criada num dia e depois a configuração de intervalo e/ou quantidade foi alterada, será mantida a configuração antiga.
- Diariamente o Carat verifica se existe agendamento de retentativa e em caso positivo o executa.
- A cada resposta da retentativa, o Carat verifica a necessidade ou a possibilidade de agendar uma nova retentativa. Se for detectado o fim das retentativas, a transação sai do estado
RET
. - Ao final de cada retentativa, o Carat envia um aviso de status para a Loja Virtual.
Importante:
O cliente pode optar por combinar o uso das Retentativas Online e Offline. Neste cenário o fluxo da rententivas offline será iniciado caso as retentativas online forem negadas.