Fluxos da Retentativa

Os fluxos de retentativas online e offline diferem principalmente sobre quando a execução das retentativas são realizadas para as adquirentes.

Fluxo de Retentativa Online#

No fluxo de retentativa online, a retentativa é realizada durante o fluxo transacional de pagamento e é possível executar no máximo duas retentativas.

Este fluxo de retentativa é possível configurar que as retentativas utilizem mais de uma adquirente. Se a retentativa for executada em mais de uma adquirente, é necessário que sua loja tenha contrato com as adquirentes desejadas, e que isto seja cadastrado no Carat de forma correspondente.

Existem diferenças entre a interface REST e HTML, que serão detalhadas a seguir.

Interface REST#

Descrição do fluxo:

  1. A cada resposta de tentativa é verificado a necessidade e a possibilidade de realizar uma retentativa.
  2. Ao final do processo, a Loja Virtual recebe a resposta final e a repassa para o Comprador.

Interface HTML#

Descrição do fluxo:

  1. O processo inicia quando o Comprador solicita a finalização da compra para a Loja Virtual.
  2. A Loja Virtual inicia uma transação no Carat. O Carat responde com uma URL para que a Loja Virtual redirecione o Comprador para o Carat.
  3. O Comprador começa a interagir diretamente com o Carat e deve informar todos os dados de cobrança.
  4. O Carat executa as tentativas de pagamento. A cada resposta, o Carat verifica a necessidade de realizar uma outra retentativa.
  5. Ao final do fluxo, o Carat envia um aviso de status da transação para a Loja Virtual e o Comprador recebe a resposta final do pagamento efetuado.

Fluxo de Retentativa Offline#

No fluxo de retentativa offline, a retentativa é agendada para ser executada em um outro momento e a transação fica marcada com status RET enquanto o processo não termina.

As retentativas offline são agendadas de acordo com a configuração definida para o roteamento:

  • Número máximo de retentativas;
  • Intervalo entre as retentativas (em dias).

Por padrão serão executadas 3 (três) retentativas com um dia de intervalo entre elas.

Para habilitar esta funcionalidade e mudar a configuração padrão, deve-se entrar em contato com a equipe de produção do Carat.

Se a execução da retentativa offline ocorrer com sucesso, a transação passará de status RET para CON.

Diferentemente do fluxo de retentativa online, o fluxo de retentativa offline não pode realizar a retentativa com mais de uma adquirente.

Neste fluxo de retentativa, a loja deve estabelecer acordos com a adquirente para viabilizar pagamentos sem a necessidade do código de segurança.

Além disso, também existem diferenças entre a interface REST e HTML, que serão detalhadas a seguir.

Interface REST#

Descrição do fluxo:

  1. Na primeira tentativa, o Carat verifica a possibilidade de realizar a retentativa offline. Em caso afirmativo, o Carat responde com o status de transação RET para Loja Virtual e agenda a retentativa de acordo com a configuração definida para o tipo de pagamento.
  2. A retentativa é agendada de acordo com a configuração definida para o tipo de pagamento, no dia em que ela foi criada. Ou seja, se a retentativa offline foi criada num dia e depois a configuração de intervalo e/ou quantidade foi alterada, será mantida a configuração antiga.
  3. Diariamente o Carat verifica se existe agendamento de retentativa e em caso positivo o executa.
  4. A cada resposta de retentativa, o Carat verifica a necessidade ou a possibilidade de agendar uma nova retentativa. Se for detectado o fim das retentativas, a transação de estado RET é alterada para um estado de acordo com a última resposta de retentativa.
  5. Ao final de cada retentativa, o Carat envia um aviso de status para a Loja Virtual.

Interface HTML#

Descrição do fluxo:

  1. O processo inicia quando o Comprador solicita a finalização da sua compra na Loja Virtual.
  2. A Loja Virtual inicia uma transação com o Carat e redireciona o Comprador para o Carat.
  3. O Comprador começa a interagir diretamente com o Carat e deve informar todos os dados de cobrança.
  4. Na primeira tentativa, o Carat agenda uma retentativa, após verificar que é possível realizar uma retentativa offline. Além disto, o Carat envia o aviso de status para Loja Virtual, indicando que a transação está com status RET e responde ao Comprador que o "pagamento foi recebido e está sendo processado".
  5. A retentativa é agendada de acordo com a configuração definida para o tipo de pagamento, no dia em que ela foi criada. Ou seja, se a retentativa offline foi criada num dia e depois a configuração de intervalo e/ou quantidade foi alterada, será mantida a configuração antiga.
  6. Diariamente o Carat verifica se existe agendamento de retentativa e em caso positivo o executa.
  7. A cada resposta da retentativa, o Carat verifica a necessidade ou a possibilidade de agendar uma nova retentativa. Se for detectado o fim das retentativas, a transação sai do estado RET.
  8. Ao final de cada retentativa, o Carat envia um aviso de status para a Loja Virtual.

Importante:

O cliente pode optar por combinar o uso das Retentativas Online e Offline. Neste cenário o fluxo da rententivas offline será iniciado caso as retentativas online forem negadas.