Continuação do processo de coleta iterativo

Esta função deve ser chamada de forma contínua até não existam mais informações para serem trocadas entre a aplicação e a CliSiTef (isto é, enquanto seu retorno for igual a 10000), conforme descrito nos resultados devolvidos por ela. O formato de ativação é o seguinte:

int ContinuaFuncaoSiTefInterativo (Comando, TipoCampo, TamMinimo, TamMaximo, Buffer, TamBuffer, Continua)

Interface ASCII#

ContinuaFuncaoSiTefInterativoA (Resultado, Comando, TipoCampo,TamMinimo, TamMaximo, Buffer, TamBuffer, Continua)
ParâmetroTipoInterface padrãoInterface ASCIIDescrição
ResultadoSaída, por favorNão usadoFixo 6Contém o resultado de resposta à chamada da rotina.
ComandoSaída, por referênciaint *Fixo 6Contém no retorno:
0 → caso a CliSiTef esteja devolvendo algum dado referente a transação no campo Buffer
0 → indica o Próximo Comando a ser executado pelo aplicativo. Os comando válidos estão descritos em Tabela de códigos de Comando
TipoCampoSaída, por referênciaconst *Fixo 6Contém o código do tipo de campo que a automação deve tratar. Os tipos existentes estão descritos em Tabela de valores para TipoCamp
TamMinimoSaída, por referênciashort *Fixo 6Quando o Comando for uma coleta de dados, contém o tamanho Mínimo e Máximo do campo a ser lido
TamMaximoSaída, por referênciashort *Fixo 6Quando o Comando for uma coleta de dados, contém o tamanho Mínimo e Máximo do campo a ser lido
BufferEntrada e Saída, por valorchar *VariávelÁrea de transferência de dados entre a aplicação e a CliSiTef. Deve possuir, no mínimo, 20.000 bytes. Se automação não estiver enviando dados para a CliSiTef, deve passar esse campo vazio
TamBufferEntrada, por valorintFixo 6Tamanho da área reservada pela automação para o campo Buffer
ContinuaEntrada, por valorintFixo 6Contem instruções para a CliSiTef a respeito do Comando executado segundo a seguinte codificação:

0 → Continua a transação
1 → Retorna, quando possível, a coleta ao campo anterior
2 → Cancela o pagamento de conta atual, mantendo os anteriores em memória, caso existam, permitindo que tais pagamentos sejam enviados para o SiTef e até mesmo permite incluir novos pagamentos. Retorno válido apenas nas coletas de valores e data de vencimento de um pagamento de contas.
10000 → Continua a transação, vide observação a seguir
-1 → Encerra a transação

Obs.: Como nem sempre o campo solicitado pela rotina precisa ser lido no momento da solicitação a rotina aceita o valor 10000 para indicar que o campo não foi coletado naquele momento mas sim previamente, no momento do fechamento da venda.

Um exemplo típico desta situação ocorre quando a automação já fechou com o cliente uma forma de pagamento parcelado com cartão de crédito. Neste caso a automação pode, no momento que a coleta campo for solicitada para ler o número de parcelas, já devolver o número previamente combinado sem capturar esse dado do usuário.

Notar que nessa forma de uso é imprescindível que o dado seja apresentado para o operador que deverá confirmar veracidade dele antes da rotina devolver o mesmo para a CliSiTef.

Notar também que esta forma de uso não é obrigatória, podendo a automação sempre capturar os dados da tela. O uso desta característica poderá alterar o fluxo de coleta ou qualquer regra definida pelas bandeiras, por isso antes de sua utilização realizar consulta a departamento de Suporte da Software Express que verificará a necessidade de autorização prévia pelas bandeiras.

No retorno a rotina devolve os mesmos valores da rotina de Pagamento. Adicionalmente a estes valores, a função devolve o valor 0 (Zero) para indicar que a função solicitada foi concluída com sucesso (p/ex: se for um pagamento, ele foi aprovado pela administradora).

É importante salientar que a chamada que inicia o processo iterativo (aquela que é feita após ter sido recebido o valor 10000 na chamada de uma função de Pagamento, Gerencial, etc...) deve ser feita com Comando, TipoCampo, TamMinimo, TamMaximo e Continua contendo o valor 0 (zero).

Notar também que a automação comercial deve ficar em laço chamando a rotina aqui descrita até que ela receba um resultado diferente de 10000 ou que a própria automação desista de continuar o processo, conforme mostrado a seguir:

Caso a automação deseje encerrar o processo de coleta ela deve, necessariamente, chamar a rotina ContinuaFuncaoSiTefInterativo passando –1 (menos um) no campo Continua. Caso o processo de coleta deva continuar, ela não deve modificar nenhum dos campos preenchidos pela CliSiTef a não ser o Buffer que, na nova chamada, deve conter o resultado da coleta (se Comando diferente de 0) ou o dado original se Comando veio com 0. Notar ainda que mesmo que o Buffer contenha um campo coletado pela automação, o seu tamanho deve ser o recomendado por esse documento pois irá conter, no retorno, novos dados fornecidos pela rotina.

Notar que o campo Buffer pode ter sido preenchido pela rotina com algum dado para ser memorizado, apresentado no visor ou outro motivo, segundo o que está especificado na descrição de cada comando que o aplicativo de automação deve tratar.


IMPORTANTE: É obrigatório que a automação SEMPRE colete campos não tratáveis por ela ou seja, se ela receber algum código em erro pinpad que ela desconheça ou não deseje tratar, que a informação seja capturada pela digitação pelo operador da informação solicitada.


3.1 Tabela de códigos de Comando#

A seguir apresentamos os valores possíveis para o parâmetro Comando e a ação que a aplicação deve executar ao recebê-lo. É importante que a automação comercial trate todos os comandos desta tabela.

ComandoDescrição
0Está devolvendo um valor para, se desejado, ser armazenado pela automação
1Mensagem para o visor do operador
2Mensagem para o visor do cliente
3Mensagem para os dois visores
4exto que deverá ser utilizado como título na apresentação do menu ( vide comando 21)
11Deve remover a mensagem apresentada no visor do operador (comando 1)
12Deve remover a mensagem apresentada no visor do cliente (comando 2)
13Deve remover mensagem apresentada no visor do operador e do cliente (comando 3)
14Deve limpar o texto utilizado como título na apresentação do menu (comando 4)
15Cabeçalho a ser apresentado pela aplicação. Refere-se a exibição de informações adicionais que algumas transações necessitam mostrar na tela.

Um exemplo é a transação de Empréstimo do Correspondente Bancário, que em certo ponto precisa que sejam mostradas informações para o cliente detalhando o empréstimo que está sendo contratado (como Valor da parcela vencimento, etc..).
16Deve remover o cabeçalho apresentado pelo comando 15.
20Deve apresentar o texto em Buffer, e obter uma resposta do tipo SIM/NÃO.
No retorno o primeiro caráter presente em Buffer deve conter 0 se confirma e 1 se cancela
21Deve apresentar um menu de opções e permitir que o usuário selecione uma delas.

Na chamada o parâmetro Buffer contém as opções no formato 1:texto;2:texto;...i:Texto;...

A rotina da aplicação deve apresentar as opções da forma que ela desejar (não sendo necessário incluir os índices 1,2, ...). Após a seleção feita pelo usuário, retornar em Buffer o índice i escolhido pelo operador (em ASCII)
22Deve apresentar a mensagem em Buffer, e aguardar uma tecla do operador. É utilizada quando se deseja que o operador seja avisado de alguma mensagem apresentada na tela.
23Este comando indica que a rotina está perguntando para a aplicação se ele deseja interromper o processo de coleta de dados ou não. Esse código ocorre quando a CliSiTef está cessando algum periférico e permite que a automação interrompa esse acesso (por exemplo: aguardando a passagem de um cartão pela leitora ou a digitação de senha pelo cliente)

Observação: É importante que a “Aplicação da Automação Comercial” não coloque “delays” ao tratar este comando. Neste ponto, algum dispositivo (pinpad, leitora de código de barras...) está efetuando algum processamento (lendo cartão/código de barras, coletando senha) e um “delay” causa atrasos no acesso aos dados do dispositivo, que pode não estar mais disponível acarretando perda de dados e erro de comunicação.
29Análogo ao comando 30, porém deve ser coletado um campo que não requer intervenção do operador de caixa, ou seja, não precisa que seja digitado/mostrado na tela, e sim passado diretamente para a biblioteca pela automação.

Um exemplo são as formas de pagamento que algumas transações requerem para identificar qual o tipo de pagamento que está sendo usado.

O valor a ser coletado refere-se ao campo indicado em TipoCampo, cujo tamanho está entre TamMinimo e TamMaximo. O campo deve ser devolvido em Buffer
30Deve ser lido um campo cujo tamanho está entre TamMinimo e TamMaximo. O campo lido deve ser devolvido em Buffer.
31Deve ser lido o número de um cheque. A coleta pode ser feita via leitura de CMC-7, digitação do CMC-7 ou pela digitação da primeira linha do cheque.

No retorno deve ser devolvido em Buffer:
“0:”(digitação da primeira linha do cheque),
“1:”(Leitura do CMC-7) ou
“2:”(Digitação do CMC-7),
seguido do número coletado manualmente ou pela leitura/digitação do CMC-7, respectivamente.

Quando a primeira linha do cheque for coletada manualmente, o formato é o seguinte: Compensação (3), Banco (3), Agencia (4), C1 (1), ContaCorrente (10), C2 (1), Numero do Cheque (6) e C3 (1), nesta ordem. Notar que estes campos são os que estão na parte superior de um cheque e na ordem apresentada.

Sugerimos que na coleta seja apresentada uma interface que permita ao operador identificar e digitar adequadamente estas informações de forma que a consulta não seja feita com dados errados, retornando como bom um cheque com problemas
34Deve ser lido um campo monetário ou seja, aceita o delimitador de centavos e devolvido no parâmetro Buffer.
35Deve ser lido um código em barras ou o mesmo deve ser coletado manualmente.

No retorno Buffer deve conter “0:” ou “1:” seguido do código em barras coletado manualmente ou pela leitora, respectivamente.

Cabe ao aplicativo decidir se a coleta será manual ou através de uma leitora. Caso seja coleta manual, recomenda-se seguir o procedimento descrito na rotina ValidaCampoCodigoEmBarras 4 de forma a tratar um código em barras da forma mais genérica possível, deixando o aplicativo de automação independente de futuras alterações que possam surgir nos formatos em barras.

No retorno do Buffer também pode ser passado “2:”, indicando que a coleta foi cancelada, porém o fluxo não será interrompido, logo no caso de pagamentos múltiplos, todos os documentados coletados anteriormente serão mantidos e o fluxo retomado, permitindo a efetivação de tais pagamentos.
41Análogo ao Comando 30, porém o campo deve ser coletado de forma mascarada.

4 Vide Verificação da integridade de um código em barras para maiores informações.

ComandoDescrição
42Menu identificado. Deve apresentar um menu de opções e permitir que o usuário selecione uma delas.

Na chamada o parâmetro Buffer contém as opções no formato
classe \| 1:texto:código:tipo; :texto:código:tipo;...i:Texto:código:tipo;.

A rotina da aplicação deve apresentar as opções da forma que ela desejar (não sendo necessário incluir os índices 1,2, ..., nem códigos do campo, tipo e classe) e após a seleção feita pelo usuário, retornar em Buffer o índice i escolhido pelo operador (em ASCII).

O código das opções é a identificação (Tabela de códigos de meios de pagamento, configurações e menus) do campo da opção, ela pode ser utilizada na identificação da opção escolhida.

Dentro de cada “classe” existe a codificação de “tipos”, e cada par (classe, tipo) indica a natureza da opção. Inicialmente foi implementada apenas a identificação para as formas de pagamento. A ideia é adicionar códigos que identificam as opções do menu para possibilitar que o PDV identifique essas opções sem o auxílio do operador.

Classes:
0: Classe não definida
1: Forma de pagamento, tipos abaixo:
- 1: Dinheiro
- 2: Cheque
- 3: Débito
- 4: Crédito
- 5: Saque
- 6: Outra forma

Os demais menus não estão identificados. Os menus não identificados recebem o valor zerado nesses campos, indicando que ainda não houve a necessidade de classificá-los.

As classes de opção têm como objetivo definir um contexto para o qual o código que identifica o tipo de opção seja determinado. Assim, uma opção no menu é identificada sempre a partir do par tipo da opção e classe da opção.

Esse comando passa a ser utilizado quando o parâmetro adicional ItemMenuIdentificado for utilizado (Habilitação de configurações especiais). Nesse caso, o comando 21 (coleta de menu) será substituído na maior parte dos casos, sendo obrigação da aplicação estar preparada para tratar os dois comandos, quando esse parâmetro estiver habilitado.

3.2 Tabela de valores para TipoCampo#

A seguir apresentamos os valores possíveis para o campo TipoCampo e respectivos significados 5:

5 Consulte documentos de produtos específicos para outros códigos de campo.

Os campos marcados com * indicam que são utilizados em um ou mais produtos.

Note que nem todos os campos são retornados em todas as transações. Além disso, existem campos que somente são retornados se a transação foi aprovada.


O aplicativo de automação deve ignorar aqueles campos que não desejar/não souber tratar uma vez que, em versões futuras da CliSiTef, novos campos poderão ser disponibilizados. Note que a forma correta de ignorar estes campos é executar a função definida em ProximoComando ou simplesmente ignorar o dado retornado para a aplicação quando ProximoComando for 0.



Cabe a automação comercial armazenar os comprovantes para impressão na hora apropriada, segundo a legislação Fiscal vigente.

Já no caso do Correspondente Bancário ou de Funções Administrativas, a impressão de qualquer comprovante deve ser feita no momento que eles forem disponibilizados para a automação e a informação de se eles foram impressos corretamente ou não é passada pela função ContinuaFuncaoSiTefInterativo através do valor 0 ou -1, respectivamente, colocado em Continua.


TipoCampoDescrição
-1Não existem informações que podem/devem ser tratadas pela automação
0A rotina está sendo chamada para indicar que acabou de coletar os dados da transação e irá iniciar a interação com o SiTef para obter a autorização
1Dados de confirmação da transação. Para ambientes com múltiplos servidores será retornado no seguinte formato:

<Dados_Confirmacao>;<Indice_SiTef>;<Endereco_SiTef>
2Informa o código da função SiTef utilizado na mensagem enviada para o servidor.
10 a 99
e
3000 a 3999
Informa qual a opção selecionada no menu de navegação de transações seguindo a mesma codificação utilizada para definir as restrições no pagamento descritas no item Restrição ou habilitação das formas de pagamento.
100Modalidade de pagamento no formato xxnn.
xx corresponde ao grupo da modalidade e nn ao subgrupo.

Grupo:
- 00: Cheque
- 01: Cartão de Débito
- 02: Cartão de Crédito
- 03: Cartão tipo Voucher
- 05: Cartão Fidelidade
- 98: Dinheiro
- 99: Outro tipo de cartão
Subgrupo:
- 00: À vista
- 01: Pré-datado
- 02: Parcelado com financiamento pelo estabelecimento
- 03: Parcelado com financiamento pela administradora
- 04: À vista com juros
- 05: Crediário
- 99: Outro tipo de pagamento
101Contém o texto real da modalidade de pagamento que pode ser memorizado pela aplicação caso exista essa necessidade. Descreve por extenso o par xxnn fornecido em 100.
102Contém o texto descritivo da modalidade de pagamento que deve ser impresso no cupom fiscal (p/ex: T.E.F., Cheque, etc...)
105Contém a data e hora da transação no formato AAAAMMDDHHMMSS
110Retorna quando uma transação for cancelada. Contém a modalidade de cancelamento no formato xxnn, seguindo o mesmo formato xxnn do TipoCampo 100. O sub-grupo nn todavia, contém o valor default 00 por não ser coletado.
111Contém o texto real da modalidade de cancelamento que pode ser memorizado pela aplicação caso exista essa necessidade. Descreve por extenso o par xxnn fornecido em 110 .
112Contém o texto descritivo da modalidade de cancelamento que deve ser impresso no cupom fiscal (p/ex: T.E.F., Cheque, etc...).
115Modalidade Ajuste
120Buffer contém a linha de autenticação do cheque para ser impresso no verso do mesmo.
121Buffer contém a primeira via do comprovante de pagamento (via do cliente) a ser impressa na impressora fiscal. Essa via, quando possível, é reduzida de forma a ocupar poucas linhas na impressora. Pode ser um comprovante de venda ou administrativo.
122Buffer contém a segunda via do comprovante de pagamento (via do caixa) a ser impresso na impressora fiscal. Pode ser um comprovante de venda ou administrativo.
123Indica que os comprovantes que serão entregues na sequência são de determinado tipo:

- COMPROVANTE_COMPRAS = "00"
- COMPROVANTE_VOUCHER = "01"
- COMPROVANTE_CHEQUE = "02"
- COMPROVANTE_PAGAMENTO = "03"
- OMPROVANTE_GERENCIAL = "04"
- COMPROVANTE_CB = "05"
- COMPROVANTE_RECARGA_CELULAR = "06"
- COMPROVANTE_RECARGA_BONUS = "07"
- COMPROVANTE_RECARGA_PRESENTE = "08"
- COMPROVANTE_RECARGA_SP_TRANS = "09"
- COMPROVANTE_MEDICAMENTOS = "10"
125Código do Voucher
130Indica, na coleta, que o campo em questão é o valor do troco em dinheiro a ser devolvido para o cliente. Na devolução de resultado (Comando = 0) contém o valor efetivamente aprovado para o troco
131Contém um índice que indica qual a instituição que irá processar a transação segundo a tabela presente no final do documento (até 5 dígitos significativos)
132Contém um índice que indica qual o tipo do cartão quando esse tipo for identificável, segundo uma tabela a ser fornecida (5 posições)
133Contém o NSU do SiTef (6 posições)
134Contém o NSU do Host autorizador (20 posições no máximo)
135Contém o Código de Autorização para as transações de crédito (15 posições no máximo)
136Contém as 6 primeiras posições do cartão (bin)
137Saldo a pagar
138Valor Total Recebido
139Valor da Entrada
140Data da primeira parcela no formato ddmmaaaa
143Valor gorjeta
144Valor devolução
145Valor de pagamento
146A rotina está sendo chamada para ler o Valor a ser cancelado. Caso o aplicativo de automação possua esse valor, pode apresentá-lo para o operador e permitir que ele confirme o valor antes de passá-lo devolvê-lo para a rotina. Caso ele não possua esse valor, deve lê-lo.
147Valor a ser cancelado
150Contém a Trilha 1, quando disponível, obtida na função LeCartaoInterativo
151Contém a Trilha 2, quando disponível, obtida na função LeCartaoInterativo
153Contém a senha do cliente capturada através da rotina LeSenhaInterativo e que deve ser passada a lib de segurança da Software Express personalizada para o estabelecimento comercial de forma a obter a senha aberta
154Contém o novo valor de pagamento
155Tipo cartão Bônus
156Nome da instituição
157Código de Estabelecimento
158Código da Rede Autorizadora
160Número do cupom original
161Número Identificador do Cupom do Pagamento Trata-se de um contador (começando pelo valor 0) de pagamentos que ocorreram no cupom. Exemplo: Se no Cupom ocorreram 6 pagamentos os valores retornados serão de [0] a [5].
170Venda Parcelada Estabelecimento Habilitada
171Número Mínimo de Parcelas – Parcelada Estabelecimento
172Número Máximo de Parcelas – Parcelada Estabelecimento
173Valor Mínimo Por Parcela – Parcelada Estabelecimento
174Venda Parcelada Administradora Habilitada
175Número Mínimo de Parcelas – Parcelada Administradora
176Número Máximo de Parcelas – Parcelada Administradora
177Indica que o campo é numérico (PBM)
178Indica que o campo é alfanumérico (PBM)
200Saldo disponível*, saldo do produto específico (escolar, vale transporte)
201Saldo Bloqueado
500Indica que o campo em questão é o código do supervisor. A automação, pode, se desejado, validar os dados coletados, deixando o fluxo da transação seguir normalmente caso seja um supervisor aceitável
501Tipo do Documento a ser consultado (0 – CPF, 1 – CGC)
502Número do documento (CPF ou CGC)
504Taxa de Serviço
505Número de Parcelas
506Data do Pré-datado no formato ddmmaaaa
507Captura se a primeira parcela é a vista ou não (0 – Primeira a vista, 1 – caso contrário)
508Intervalo em dias entre parcelas
509Captura se é mês fechado (0) ou não (1)
510Captura se é com (0) ou sem (1) garantia no pré-datado com cartão de débito
511Número de Parcelas CDC
512Número do Cartão de Crédito Digitado
513Data de vencimento do Cartão
514Código de segurança do Cartão
515Data da transação a ser cancelada (DDMMAAAA) ou a ser re-impressa
516Número do documento a ser cancelado ou a ser re-impresso
517A rotina está sendo chamada para ler o Número do cheque segundo o descrito no tipo de comando correspondente ao valor 31
518Código do Item
519Código do Plano de Pagamento
520NSU do SiTef Original (Cisa)
521Número do documento de identidade (RG)
522A rotina está sendo chamada para ler o Número do Telefone
523A rotina está sendo chamada para ler o DDD de um telefone com até 4 dígitos
524Valor da primeira parcela
525Valor das demais parcelas
526Quantidade de cheques
527Data de vencimento do cheque
529A rotina está sendo chamada para ler a Data de Abertura de Conta no formato (MMAAAA)
530Autorização do supervisor digitada
531Autorização do supervisor especial
532A rotina está sendo chamada para ler a quantidade de parcelas ou cheques
533Dados adicionais da venda
534Emitente do cheque
535O documento pago pela transação
536Registros de retorno da consulta cheque CDL-Poa
537Código de área da cidade do cheque
550Endereço
551Número do endereço
552Andar do endereço
553Conjunto do endereço
554Bloco do endereço
555CEP do endereço
556Bairro do endereço
557CPF para consulta AVS
558Resultado da consulta AVS
559Número de dias do pré-datado
560Número de Ciclos
561Código da Ocorrência
562Código de Loja (EMS)
563Código do PDV (EMS)
564Dados Retornados (EMS)
565Ramal do Telefone
566Órgão Expedidor do RG
567Estado onde foi emitido o RG
568Data de expedição do RG
569Matrícula do Operador
570Nome do Operador
571Matrícula do Conferente
572Nome do Conferente
573Percentual de Juros Aplicado
574Matrícula do Autorizador
575Data do Cupom Fiscal da Transação Original
576Hora do Cupom Fiscal da Transação Original
577Dados do Carnê ou código resumido EMS
578Código de milhas diferenciadas 1
579Valor das milhas diferenciadas 1
580Código de milhas diferenciadas 2
581Valor das milhas diferenciadas 2
582Tipo de código externo EMS
583Código externo EMS
587Código nome da instituição autorizadora de celular
588Código estabelecimento autorizador de celular
593Digito(s) verificadores
594Cep da localidade onde está o terminal no qual a operação está sendo feita
595Obsoleto. Nsu do SiTef correspondente a transação de pagamento da Recarga com cartão
596Obsoleto. Nsu do Host Autorizador correspondente a transação de pagamento da Recarga com cartão
597Código da Filial que atendeu a solicitação de recarga do celular
599Código da rede autorizadora da recarga de celular
600Data de vencimento do título/convênio no formato DDMMAAAA
601Valor Pago*
602Valor Original
603Valor Acréscimo
604Valor do Abatimento
605Data Contábil do Pagamento
606Nome do Cedente do Titulo. Deve ser impresso no cheque quando o pagamento for feito via essa modalidade
607Índice do documento, no caso do pagamento em lote, dos campos 600 a 604 que virão em seguida
608Modalidade de pagamento utilizada na função de correspondente bancário. Segue a mesma regra de formatação que o campo de número 100
609Valor total dos títulos efetivamente pagos no caso de pagamento em lote
610Valor total dos títulos não pagos no caso de pagamento em lote
611NSU Correspondente Bancário
612Tipo do documento: 0 - Arrecadação, 1 - Titulo (Ficha de compensação), 2 - Tributo
613Contém os dados do cheque utilizado para efetuar o pagamento das contas no seguinte formato: Compensação (3), Banco (3), Agencia (4), Conta Corrente (10), e Numero do Cheque (6), nesta ordem. Notar que a ordem é a mesma presente na linha superior do cheque sem os dígitos verificadores
614NSU SiTef transação de pagamento
620NSU SiTef da transação original (transação de cancelamento)
621NSU Correspondente Bancário da transação original (transação de cancelamento)
622Valor do Benefício
623Código impresso no rodapé do comprovante do CB e utilizado para re-impressão/cancelamento
624Código em barras pago. Aparece uma vez para cada índice de documento (campo 607). O formato é o mesmo utilizado para entrada do campo ou seja, 0:numero ou 1:numero 625 Recibo de retirada
626Número do banco
627Agência
628Dígito da agência
629Conta
630Dígito da conta
631Valor em dinheiro
632Valor em cheque
633Nome do depositante
634Documento original de Correspondente Bancário
635Chave do usuário utilizada para comunicação com o Banco
636Seqüencial único da chave do usuário no Banco
637Código da Agência de relacionamento da loja do correspondente
638Número do Cheque CB
639Número da Fatura
640Número do Convênio
641Data Inicial do Extrato (DDMMAAAA)
642Data Final do Extrato (DDMMAAAA)
643Período de Apuração
644Código da Receita Federal
645Valor da Receita Bruta
646Percentual Aplicado
647Valor Principal
648Valor Multa
649Valor Juros
670Dado do PinPad
700Operadora de ValeGás
701Produto ValeGás
702Número do ValeGás
703Número de Referência
704Código GPS
705Competência GPS
706Identificador Contribuinte
707Valor INSS
708Valor Outras Entidades
709Permite Pagamento de Contas Com Dinheiro (0 – Não Permite; 1 – Permite)
710Permite Pagamento de Contas Com Cheque (0 – Não Permite; 1 – Permite)
711Permite Pagamento de Contas Com TEF Débito (0 – Não Permite; 1 – Permite)
712Permite Pagamento de Contas Com TEF Crédito (0 – Não Permite; 1 – Permite)
713Formas de Pagamento utilizadas na transação de Pagamento genérico
714Valor do Saque
715Numero do Pedido
716Valor Limite do Depósito CB
717Valor Limite do Saque CB
718Valor Limite do Saque para Pagamento CB
719Valor do produto ValeGás
722Valor mínimo de pagamento
723Identificação do Cliente, apenas para recebimento Carrefour
724Venda Crédito Parcelada com Plano Habilitada
725Venda Crédito com Autorização a Vista Habilitada
726Venda Crédito com Autorização Parcela com Plano Habilitada
727Venda Boleto Habilitada
729Valor máximo de pagamento
730Número Máximo de Formas de Pagamento, 0 para sem limite
731Tipo de Pagamento Habilitado, repete “n” vezes, onde “n” é o número de formas de pagamento habilitadas:

- 00 Dinheiro
- 01 Cheque
- 02 TEF Débito
- 03 TEF Crédito
- 04 Cartão Presente Pré-Pago) Carrefour
- 05 Cartão Bônus Carrefour
- 06 Cartão Carrefour
- 07 Saque para pagamento
- 08 Saque
- 09 DCC Carrefour
- 50 TEF Cartão
- 77 Campo Reservado
732Dados a serem enviados para o Tipo de Pagamento (Campo 730) retornado anteriormente, repete “n” vezes, onde “n” é o número de dados a serem enviados para o respectivo Tipo de Pagamento:

- 00 Campo Reservado
- 01 Tipo de Entrada do Cheque
- 02 Dados do Cheque
- 03 Rede Destino
- 04 NSU do SiTef da transação de TEF
- 05 Data do SiTef da transação de TEF (não utilizado, uso futuro)
- 06 Código da Empresa (Loja) da transação de TEF
- 07 NSU do Host da transação de TEF
- 08 Data do Host da transação de TEF (Campo 105 CliSiTef)
- 09 Código de Origem (Estabelecimento) da transação de TEF
- 10 Serviço Z da transação de TEF
- 11 Código de Autorização da transação de TEF
- 12 Valor do Cheque
734Limite mínimo de venda para promoções flexíveis, com 12 dígitos sendo os 2 últimos dígitos referentes as casas decimais
738Valor sugerido para o produto selecionado.
739Cliente Preferencial
750Valor Pague Fácil CB
751Valor Tarifa Pague Fácil CB
de 800 a 849Toda a faixa de 800 a 849 está reservada para retorno dos GerPdv
950CNPJ Credenciadora NFCE
951Bandeira NFCE
952Número de autorização NFCE
953Código Credenciadora SAT
1002Data de Validade do Cartão
1003Nome do Portador do Cartão
1010Quantidade de medicamentos - PBM
1011Índice do medicamento – PBM
1012Código do medicamento – PBM
1013Quantidade autorizada – PBM
1014Preço máximo ao consumidor – PBM
1015Preço recomendado ao consumidor – PBM
1016Preço de venda na farmácia – PBM
1017Valor de reembolso na farmácia – PBM
1018Valor reposição na farmácia – PBM
1019Valor subsídio do convênio – PBM
1020CNPJ convênio – PBM
1021Código do plano do desconto – PBM
1022Possui receita médica – PBM
1023CRM – PBM
1024UF – PBM
1025Descrição do produto* - PBM
1026Código do produto – PBM
1027Quantidade do produto – PBM
1028Valor do produto – PBM
1029Data da receita médica - PBM
1030Código de autorização PBM
1031Quantidade estornada – PBM
1032Código de estorno PBM
1033Preço recomendado consumidor a vista – PBM
1034Preço recomendado consumido para desconto em folha – PBM
1035Percentual de reposição da farmácia – PBM
1036Comissão de reposição – PBM
1037Tipo de Autorização – PBM
1038Código do conveniado – PBM
1039Nome do conveniado – PBM
1040Tipo de Medicamento PBM (01–Medicamento, 02-Manipulação, 03-Manipulação Especial, 04- Perfumaria)
1041Descrição do Medicamento – PBM
1042Condição p/venda: Se 0 obrigatório utilizar preço Funcional Card (PF) Se 1 pode vender por preço inferior ao preço PF
1043Preço funcional card
1044Preço praticado – PBM
1045Status do medicamento – PBM
1046Quantidade receitada – PBM
1047Referência – PBM
1048Indicador da venda PBM (0-Produto venda cartão 1-Produto venda a vista)
1051Data de nascimento
1052Nome da mãe
1058Dados adicionais – ACSP
1100Registro analítico CHECKCHECK
1101Registro analítico ACSP
1102Registro analítico SERASA
1103Imagem tela analítica ACSP
1104Imagem tela analítica SERASA
1105Motivo do cancelamento – ACSP
1106Tipo de consulta – ACSP
1107CNPJ Empresa Conveniada
1108Código da administradora
1109Dados tabela Telecheque - ACSP
1110Matrícula do motorista – Cartão Combustível
1111Placa do veículo – Cartão Combustível
1112Quilometragem – Cartão Combustível
1113Quantidade de litros – Cartão Combustível
1114Combustível principal – Cartão Combustível
1115Produtos de combustível – Cartão Combustível
1116Código Produto Host – Cartão Combustível
1117Horímetro – Cartão Combustível
1118Linha de Crédito – Cartão Combustível
1119Tipo de Mercadoria – Cartão Combustível
1120Ramo – Cartão Combustível
1121Casas decimais de preços unitários – Cartão Combustível
1122Quantidade máxima de produtos à venda
1123Tamanho do código do Produto – Cartão Combustível
1124Código do veículo – Cartão Combustível
1125Nome da Empresa – Cartão Combustível
1126Casas decimais da quantidade – Cartão Combustível
1128Lista de Perguntas – Cartão Combustível
1129Permite Coleta de Produto – Cartão Combustível
1131Código do Limite
1132Quantidade de Titulares
1133Data de Abertura da Empresa (DDMMAAAA)
1134Nome do Titular
1135Complemento do Endereço
1136Cidade
1137Estado
1152Menu de Valores - SPTrans
1160Produto com Valor de Face – Gift
1190Embosso (4 últimos dígitos) do Cartão
1200Total de consultas anteriores
1201Valor acumulado das consultas anteriores, contendo 2 dígitos decimais porém sem o caractere decimal.
1202Total de consultas efetuadas no dia.
1203Valor acumulado das consultas no dia, contendo 2 dígitos decimais porém sem o caractere decimal.
1204Total de consultas de cheques pré-datados realizados no período.
1205Valor acumulado de cheques pré-datados, contendo 2 dígitos decimais porém sem o caractere decimal.
1206Vendedor (Usuário) - PBM
1207Senha – PBM
1208Código de Retorno – PBM
1209Origem – PBM
1321NSU do Host Autorizador da Transação Cancelada
2006Tipo de criptografia
2007Índice MasterKey
2008Chave de criptografia
2009Senha do cartão
2010Código de resposta do autorizador
2011Bin da rede
2012Número serial do CHIP
2013Registro de controle do CHIP
2014Saldo comum, saldo do passe comum
2015PAN do cartão presente
2017Data primeiro vencimento
2018Valor total
2019Valor financiado
2020Percentual multa
2047Juros de mora
2048TAC (Taxa de administração)
2053Menu (produto) selecionado Visanet
2054Tipo Crédito CDC (1 – CDC Produto; 2 – CDC Serviço)
2055Data/Hora Sitef (Local)
2056Dia da semana Sitef (Local)
2057Data/Hora Sitef (GMT)
2058Dia da Semana Sitef (GMT)
2059Dados da Forma de Pagamento - SPTrans
2064Valor pagamento em dinheiro
2065Código consulta cheque (Genérica EMS)
2067Mensagem do autorizador a ser exibida junto com o menu de valores (Se o terminal permitir)
2078Código do serviço
2079Valor do serviço
2081Menu de Produtos
2082Nosso número
2083Valor total do produto contendo o separador decimal (“,”) e duas casas decimais após a vírgula.
2086Código do Produto - ValeGas
2087Demonstrativo de prazos : 0: Não; 1: Sim
2088Cancelamento Total/Parcial : 0: Parcial; 1: Total
2089Número de identificação da fatura.
2090Tipo do cartão Lido:

- 00 – Magnético (Cartões magnéticos tradicionais e Samsung Pay no modo “MST – Magnetic Secure Transmission”)
- 01 - Moedeiro VISA Cash sobre TIBC v1
- 02 - Moedeiro VISA Cash sobre TIBC v3
- 03 - EMV com contato
- 04 - Easy-Entry sobre TIBC v1
- 05 - Chip sem contato simulando tarja
- 06 - EMV sem contato (Cartões tradicionais, adesivos e pulseiras sem contato, além das soluções mobile tais como Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay no modo “NFC – Near Field Communication”, entre outros)
- 99 – Digitado
2091Status da última leitura do cartão


- 0 - Sucesso.
- 1 - Erro passível de fallback.
- 2 - Aplicação requerida não suportada.
2093Código do atendente
2103Indica se foi transação offline : 1 : Sim
2109Senha temporária
2124Valor da tarifa da Recarga de Celular (via Correspondente Bancário. Exemplo: CB Bradesco)
2125Número da parcela (2 caracteres) (Hotcard)
2126Seqüencial da transação (6 caracteres) (Hotcard)
2301Rodapé do comprovante da via estabelecimento
2320Código do Depositante – CB
2321Código do Cliente
2322Sequencia Cartão – CB
2323Via Cartão - CB
2324Tipo do Extrato – CB
2325Valor limite de Transferência - CB
2326Valor limite para coleta de CPF/CNPJ – CB
2327CPF/CNPJ do Proprietário – CB
2328CPF/CNPJ do Portador – CB
2329Tipo do documento do Proprietário - CB
2330Tipo do documento do Portador - CB
2331Indica se permite pagamento com cartão CB
2332Valor da Transferência
2333Identificação da transação
2334Pin Code
2355Quando retornado, atua como uma “dica” para o formato do próximo campo que será coletado. Normalmente é acompanhado do comando zero (0 – retorno de valor para uso pela automação). Assume os seguintes valores:

- A Alfabético
- AN Alfanumérico (ans)
- LN Letras não acentuadas e números
- N Numérico
- Vx Valor com x casas decimais
- S Sim/Não
- M Menu
- Mc Menu com confirmação
2361Indica que foi efetuada uma transação de débito para pagamento de carnê
2362Retornado logo após a transação de consulta de bins. O valor 1 indica que o autorizador é capaz de tratar de forma diferenciada transação de débito convencional de débito para pagamento de contas
2363Indica que foi efetuada uma transação de crédito para pagamento de carnê
2364Retornado logo após a transação de consulta de bins. O valor 1 indica que o autorizador é capaz de tratar de forma diferenciada transação de crédito convencional de crédito para pagamento de contas.
2369Pontos a resgatar (numérico sem casa decimal).
2421Informa se está habilitada a função de coleta de dados adicionais do
2467Data no Formato DDMMAA Confirmação Positiva
2468Data no Formato DDMM Confirmação Positiva
2469Data no Formato MMAA Confirmação Positiva
2470Campo com Ponto Flutuante
2601Mensagem para pinpad
2602Semente Hash
2603Modalidade para leitura de cartão através da função 431.
2699Envia informação adicional de Ativação/Recarga GIFT, retornada pelo
2925Valor de Recarga de Cartão de Crédito
2965Valor de Recarga de Cartão de Débito
2974Venda Parcelada via Crediário Habilitada
2975Número mínimo de parcelas para crediário
2976Número máximo de parcelas para crediário
3481Menu (gerencial ) Consulta AVS
3988Menu Crediário
3989Menu Simulação Crediário
4000Status da Pré-Autorização – PBM
4001CRF – PBM
4002UF do CRF – PBM
4003Tipo de venda – PBM
4004Valor total PBM
4005Valor a vista PBM
4006Valor cartão PBM
4007Nosso número PBM
4008Percentual de desconto concedido pela administradora (2 casas decimais)
4016Preço bruto – PBM
4017Preço líquido – PBM
4018Valor a receber da Loja, em centavos – PBM
4019Número do lote gerado pela Central – PBM
4020Valor total a receber da loja – PBM
4021Valor total a receber da loja – PBM
4022Soma dos valores da Operação – PBM
4023Nome da operadora – PBM
4024Nome da empresa conveniada – PBM
4025Quantidade de dependentes – PBM
4026Código do dependente – PBM
4027Nome do dependente – PBM
4028Valor a receber do conveniado – PBM
4029Valor do desconto total, em centavos
4030Valor líquido total, em centavos - PBM
4031Código da Operadora Selecionada PBM (deverá ser gravado para posterior envio nas demais transações)
4032Campo de retorno de dados livres referentes às transações PBM.
4033Tipo de documento PBM (0 = CRM, 1 = CRO)
4034Dados do Resgate - Bônus
4039Código Resposta PBM (0 = Ok, <>0 = erro)
4040Produto Fracionado PBM (0 = não, 1 = sim)
4041Paciente ID PBM (-1 = outros, 00 = titular, 01 = dependente)
4043Receita ID PBM (receita cadastrada pela empresa)
4044Receita item ID PBM (item da receita cadastrada pela empresa)
4045Receita uso contínuo (0 = não, 1 = sim)
4046Produto Manipulado PBM (princípios ativos)
4047Produto Manipulado PBM Valor Original
4058Valor do Produto Aprovado com Desconto
4076Identificação da Loja
4077Contém o NSU do FEPAS (20 posições no máximo)
4095CPF/CNPJ do Beneficiario
4096CPF/CNPJ do Sacador
4097CPF/CNPJ do Pagador
4100Erro de comunicação (por exemplo: timeout) No Buffer contém o código do Erro.
Exemplos:

[TCP:R:10054] Foi forçado o cancelamento de uma conexão existente pelo host remoto.
[TCP:C:10060:TO] Uma tentativa de conexão falhou porque o componente conectado não respondeu corretamente após um período de tempo
ou a conexão estabelecida falhou porque o host conectado não respondeu.
4125Cupom Cliente disponível, para reimpressão ou consulta, na base de dados do SiTef
4126Cupom Estabelecimento disponível, para reimpressão ou consulta, na
4127Quantidade de dias que os cupons estarão disponíveis na base de dados

3.1 Tabela de Eventos, retornados também em TipoCampo#

Durante a transação, a CliSiTef pode informar a ocorrência de determinados eventos.

Estes eventos são retornados no parâmetro TipoCampo da rotina ContinuaFuncaoSiTefInterativo ou ContinuaFuncaoSiTefInterativoA, conforme a tabela abaixo.

TipoCampoDescrição
5000Indica que a biblioteca está aguardando a leitura de um cartão
5001Indica que a biblioteca está esperando a digitação da senha pelo usuário
5002Indica que a biblioteca está esperando a digitação dos dados de confirmação positiva pelo usuário
5003Indica que a biblioteca está aguardando a leitura do bilhete único
5004Indica que a biblioteca está aguardando a remoção do bilhete único
5005Indica que a transação foi finalizada
5006Confirma Dados Favorecido
5007SiTef Conectado
5008SiTef Conectando
5009Consulta OK
5010Colher Assinatura
5011Coleta Novo Produto
5012Confirma Operação
5013Confirma Cancelamento
5014Confirma Valor Total
5015Conclusão de Recarga de Bilhete Único
5016Reservado
5017Aguardando leitura de cartão
5018Aguardando digitação da senha no PinPad
5019Aguardando processamento do chip
5020Aguardando remoção do cartão
5021Aguardando confirmação da operação
5027Cancelamento da leitura do cartão
5028Cancelamento da digitação da senha no PinPad
5029Cancelamento do processamento do cartão com CHIP
5030Cancelamento da remoção do cartão
5031Cancelamento da confirmação da operação
5036Antes da leitura do cartão magnético
5037Antes da leitura do cartão com CHIP
5038Antes da remoção do cartão com CHIP
5039Antes da coleta da senha no pinpad
5040Antes de abrir a comunicação com o PinPad
5041Antes de fechar a comunicação com o PinPad
5042Deve bloquear recursos para o PinPad
5043Deve liberar recursos para o PinPad
5044Depois de abrir a comunicação com o PinPad
5049Timeout com o SiTef
5050Atualização de tabelas para transações offlines. O conteúdo deste campo varia de acordo com transação sendo realizada.
5051Indica que coletou senha no pinpad.
5052Indica que processou cartão com chip (GoOnChip)
5053Indica que removeu cartão com chip da leitora do pinpad
5054Indica que efetuou entrega de dados sensíveis(Específico para POS PAX)
5055Indica que está atualizando tabelas no pinpad(Evento retornado a cada registro enviado ao pinpad)
5056Indica que está enviando arquivos para o Sitef
5057Indica inicio do envio de campos com dados sensíveis.
5058Indica fim do envio de campos com dados sensíveis
5059Indica que está aguardando leitura de cartão (Modalidade 29)
5060Reservado
5061Reservado
5062Indica inicio do envio de campos relacionados a produtos(combustíveis, medicamentos, etc)
5063Indica Fim do envio de campos relacionados a produtos(combustíveis, medicamentos, etc)
5074Indica que deve ser obtida assinatura em papel num pagamento com cartão com chip
5501Início de uma transação do tipo Correspondente Bancário.