Gestão Usuários

Caso seu usuário tenha as permissões necessárias (fornecidas pela equipe de operação da Software Express), é possível cadastrar, listar e alterar usuários.

Cadastro de Usuários#

Para acessar a tela de cadastro de novos usuários, siga os passos abaixo:

  1. Clique em Cadastros:

"Menu de Cadastros." -no-filter

  1. No submenu que aparecer, clique em Usuários:

"Menu de Cadastro de Usuários." -no-filter

  1. No novo submenu, clique em Novo Usuário:

"Menu de cadastro de novo usuário." -no-filter

Com isso, a seguinte página será exibida:

"Tela de cadastro de usuários." -no-filter

Todos os campos deste formulário são obrigatórios. Abaixo está a descrição de cada um deles:

  • Login: nome que será utilizado para acesso ao Portal do Lojista. Esse login é acrescido de um prefixo especifico para o lojista que efetua o cadastro.
  • Nome: nome do usuário.
  • Email: endereço de e-mail do usuário.
  • Senha: senha do usuário a ser utilizada para acesso ao Portal do Lojista. Ao digitar a senha, a página exibirá logo abaixo a sua força, ou seja, o quão segura é a senha.
  • Confirme a senha: digite a senha do usuário novamente. Este procedimento é importante para evitar erros no cadastro da senha.

Atenção:

O prefixo de login é cadastrado pela Software Express. Caso deseje alterá-lo, é necessário entrar em contato com a equipe de ativação. A modificação do prefixo não alterará os usuários já existentes no Portal do Lojista.

A figura abaixo ilustra o preenchimento dos campos listados até agora, assim como a indicação de força de senha:

"Cadastro do usuário parcialmente preenchido." -no-filter

O campo Tipo de Acesso conta com duas opções:

  • Portal do Lojista: acesso a diversos relatórios, cadastro de agendamentos, configuração de autorizadoras, entre outras funcionalidades.
  • POS Virtual: realização de pagamentos, recargas e cancelamentos, acesso a relatórios de transações e configurações básicas dessas operações.

Independente da opção marcada, a página exibirá várias opções que representam as permissões de acesso de cada usuário.

"Tipo de acesso Portal do Lojista." -no-filter

Abaixo está descrito quais funcionalidades podem ser acessadas ao marcar as opções disponíveis para o tipo de acesso Portal do Lojista:

  • Administrador: administração de usuários (cadastro, listagem e edição).
  • Cadastro de Agendamentos: cadastro de agendamentos de recorrência.
  • Cancelamento de Transações: cancelamento/estorno de transações.
  • Configurador - Análise de Risco: configuração de transações com análise de risco.
  • Gerência de Lojas: configuração e ordenação de autorizadoras das lojas.
  • Relatório de Agendamentos: relatório de transações de agendamento de recorrência.
  • Relatório de Recargas: relatório de transações de recarga.
  • Relatório de Transações: relatório de transações e gráficos de resumo diário.

Os perfis Relatório de Transações e Gerência de Lojas não podem ser atribuídos simultaneamente a um mesmo usuário.

"Tipo de acesso POS Virtual." -no-filter

Abaixo está descrito quais funcionalidades podem ser acessadas ao marcar as opções disponíveis para o tipo de acesso POS Virtual:

  • Administrador do POS Virtual: configuração de transações feitas no Portal do Lojista.
  • Cancelamento de Transações via POS Virtual: cancelamento/estorno de transações.
  • Gerente do POS Virtual: visualização do relatório de resumo diário.
  • POS Virtual: realização de transações de pagamento e visualização do relatório de transações.
  • Recarga POS Virtual: realização de transações de recarga.

Além dos campos apresentados até agora, também é necessário selecionar uma loja para ser associada ao usuário em questão.

Após preencher todos os campos e clicar em ENVIAR, você será encaminhado para a página de edição do usuário que acabou de cadastrar. No canto superior esquerdo da tela, uma mensagem de sucesso será apresentada.

"Usuário cadastrado com sucesso." -no-filter

Listagem de Usuários#

Para acessar a tela de listagem de usuários, siga os passos abaixo:

  1. Clique em Cadastros:

"Menu de Cadastros." -no-filter

  1. No submenu que aparecer, clique em Usuários:

"Menu de Cadastro de Usuários." -no-filter

Com isso, a seguinte página será exibida:

"Página de listagem de usuários." -no-filter

Ao clicar em Buscar, a listagem dos usuários propriamente dita será realizada:

"Lista de usuários." -no-filter

Para cada página da listagem são exibidos no máximo 20 usuários. Para navegar entre as páginas, basta clicar nas setas abaixo da tabela.

É possível ordenar os resultados obtidos clicando no cabeçalho do campo desejado.

"Ordenação da lista de usuários." -no-filter

Os resultados podem ser filtrados por Login, nome e e-mail. Para isso, basta preencher os campos desejados e clicar em Buscar.

"Filtrando a lista de usuários." -no-filter

Ao clicar no login de um usuário, o Carat apresentará a página para edição deste usuário.

"Página de edição do usuário." -no-filter

Edição de Usuários#

Conforme visto nos capítulos anteriores, é possível acessar a tela de edição de usuário em duas situações:

  • Logo após cadastrar o usuário
  • Na tela de listagem de usuários, clicando no login do usuário

O único diferencial da edição para o cadastro é a possibilidade de adicionar ou remover lojas, disponível acessando o link Editar Lojas.

"Link para alterar as lojas associadas." -no-filter

Com isso, a seguinte página será exibida:

"Página de edição de lojas." -no-filter

Para adicionar uma loja, basta selecioná-la no campo Lojas Disponíveis e clicar em ADICIONAR. Com isso, uma janela de confirmação será apresentada:

"Confirmação da adição da loja." -no-filter

Ao confirmar a adição, a operação será realizada, e a página exibirá a listagem de lojas novamente, porém agora contendo a nova loja.

"Loja adicionada." -no-filter

Não é permitida a adição de lojas repetidas.

É possível remover uma loja clicando no link Remover em sua listagem.

"Link de remoção de loja." -no-filter

Com isso, uma janela de confirmação será apresentada:

"Confirmação da remoção da loja." -no-filter

Após confirmar a remoção, a operação será realizada de fato, e a listagem de lojas será exibida novamente, porém sem a loja removida.

"Loja removida." -no-filter

Só é permitido remover lojas do usuário caso ele tenha pelo menos duas lojas.